BUSCAR
BUSCAR
Música

Cantora potiguar Tiquinha Rodrigues lança o primeiro álbum solo

Com mais de vinte anos de carreira, a potiguar Tiquinha Rodrigues lançou o primeiro álbum solo nesta sexta-feira 15 em todas as plataformas digitais. “Tica”, como foi intitulado, é um disco de curta duração, mas de alta intensidade
Redação
16/01/2021 | 09:24

Tiquinha Rodrigues é daquelas artistas que vive a música intensamente, seja pelos caminhos da cultura popular, da espiritualidade, dos palcos alternativos ou da prática erudita. É preciso nutrir um sentimento genuíno de liberdade para atravessar tantas searas com maestria e desenvoltura. Mais do que isso, é preciso conhecer a si mesma, saber de onde veio e para onde se vai diante de tantas influências permeando sua trajetória. Tudo isso vem com o tempo, com as vivências, com as andanças que fazem do retorno poético ao lar um verdadeiro movimento de aconchego. É nesse clima de agradecimento à vida que chegou em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira 15 o álbum ‘’Tica’’ (Rizomarte Records), primeiro disco ‘’solo’’ desta compositora, rabequeira e violinista nascida em Macau e criada na Cidade da Esperança, em Natal.

Com mais de vinte anos de carreira na esquina do continente, a Violinista da Orquestra Sinfônica do RN (OSRN) e integrante fundadora da icônica banda Rosa de Pedra, apresenta aos ouvintes sete músicas de um universo que leva seu próprio apelido no título. Porém, não se trata de uma jornada solitária, feita só de composições da artista. Ao contrário, ‘’Tica’’ é um álbum povoado de ótimas colaborações e bons encontros.

Cantora potiguar tiquinha rodrigues lança o primeiro álbum solo
Tiquinha Rodrigues já é um rosto conhecido na cena cultural potiguar. Agora, ela acaba de lançar o primeiro álbum da carreira solo. Com o selo Rizomarte Records, o disco traz ótimas colaborações com artistas da terra. Foto: Augusto Júnior

É o caso do violonista Toni Gregório e do percussionista Kleber Moreira, parceiros de longa data na Rosa de Pedra. Toni e Kleber também assinam a direção e produção musical das faixas. Além deles, colaboram no disco o instrumentista Fernando Régis, autor do instrumental “Forró para Tica”, e os compositores Luiz Mário, Waldemar da Silva e o Mestre Juremeiro Romulo Angélico, responsável pela canalização dos cânticos de abertura e fechamento do álbum.

O principal responsável pela identidade visual do álbum é o artista visual Augusto Júnior, é dele as fotos e a direção de arte do ensaio. Na capa, Tiquinha aparece com sua clássica cabeleira ruiva, defumando o espaço com sálvia branca e se misturando ao movimento da fumaça que purifica o entorno. ‘’Tica’’ é um disco de curta duração, mas de alta intensidade. Sua sonoridade é concisa, fundamentada no essencial, com arranjos de corda passeando em perfeita harmonia com as percussões de Kleber Moreira.

‘’Tica’’ é ideal para a partilha de bons momentos, para alegrar o íntimo de cada coração: seja através da dança em excelentes temas instrumentais ciganos/nordestinados (Bote um nisso aí, Forró para Tica, Impoeira), seja pela força da poesia que convida à contemplação encantada da Jurema Sagrada (Força Divina e Fecha-te Mesa), seja numa canção singela versando sobre si no ato de fazer música (Licença/ Esfrega) ou na magia devotada a todas as mães do mundo (A benção de las Madres).

É nesse giro certeiro em direção aos mistérios da vida que Tiquinha Rodrigues compartilha ‘’Tica’’ com o mundo. Um pequeno monumento poético de adoração, de encantamento e respeito por sua própria história, de mulher criada em casa que também era o terreiro de sua mãe, uma Ebâmi dedicada aos cuidados espirituais da comunidade, de uma jovem que encontrou na música a disciplina necessária para seguir seu rumo, de uma adulta que fez e continua fazendo história na capital potiguar, esfregando o arco de sua rabeca, de seu violino e também cantando em alto e bom som que a vida, apesar de tudo, vale a pena e deve ser louvada em cada nota. 2021 começa com o desnudamento da cigana Tica, nos convidando a trabalhar alegremente no exercício diário, por nós e pelos que vieram antes de nós, pelos que virão.

Final do Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções surpreende, lota Teatro e encanta público em Natal
Ação apresentou novas vozes musicais do Rio Grande do Norte e promoveu uma noite repleta de boa música
01/06/2024 às 09:07
Tiago Iorc canta no Teatro Riachuelo
Com show íntimo e exclusivo, cantor passará por 6 capitais para celebrar a data mais romântica do ano
01/06/2024 às 08:22
Leo Souza estreia última temporada no Mistura Inter TV
Temporada junina, que está sendo gravada em Macaíba, se estenderá até o dia 29 de junho
25/05/2024 às 09:56
Conheça as novas vozes musicais do RN na Semifinal em Mossoró que acontece nesta sexta-feira
Etapa será realizada no auditório do SESI local, a partir das 20h e conta com participação especial de Bia Gurgel - entrada gratuita, retirada de ingresso pelo Sympla.com
21/05/2024 às 18:37
Influencer dos EUA viraliza após ler Machado de Assis: “Melhor livro já escrito”
Tiktoker ficou encantada após ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
20/05/2024 às 20:43
Dançarino potiguar apresenta espetáculo em festival mineiro
Alexandre Américo leva espetáculo “Bípede Sem Pelo” no Festival Solos Dissidentes
14/05/2024 às 08:03
Katy Perry chega a 4 bilhões de visualizações e é a mulher com clipe mais visto
11 anos após seu lançamento, vídeo levou a cantora a atingir o posto mulher com mais audiência em uma música no Youtube
13/05/2024 às 18:53
Em dia das mães, internautas relembram o filme “Minha mãe é uma peça” de Paulo Gustavo
A trilogia que começou em 2013 foi baseada em uma peça homônima também escrita pelo ator que morreu há 3 anos por complicações da Covid-19
12/05/2024 às 16:35
Atriz revela que já se sentiu enjoada depois de beijar alguns atores
A atriz falou o desafio de desempenhar papéis românticos com atores pelos quais não sentia afinidade
08/05/2024 às 17:35
Lily Allen quer ser enterrada com seu celular por motivos “sombrios”
Cantora fez revelações bombásticas em entrevista a um podcast sobre seus hábitos estranhos
08/05/2024 às 17:17
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.