BUSCAR
BUSCAR
Política

Escolha do candidato em 2026 será guiada por pesquisas, diz Agripino

Ex-senador disse que é preciso dialogar com vertentes do centro acerca das alternativas para o pleito de daqui a dois anos
Redação
30/10/2024 | 05:36

Ex-senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino disse em entrevista nesta terça-feira 29 que o partido deverá escolher um candidato ao Governo do Estado em 2026 baseado em pesquisas. A declaração foi dada durante o Jornal da Cidade, da rádio 94 FM.

“Quem é, na minha opinião, que deve ser o candidato a governador? Aquele que nas pesquisas demonstrar ser a melhor alternativa perante o eleitorado. O que for o preferido. Não tem porque desconfiar de pesquisa. Basta que você faça uma sequência e você consegue chegar. E aí, é respeitar a vontade antecipada do povo, antecipada de pesquisa”, disse ele.

agripino e allyson
Presidente do União Brasil no RN, José Agripino, discursa ao lado do prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra. Foto: Repeodução

O ex-senador disse ainda que é preciso dialogar com vertentes do centro acerca das alternativas para o pleito. “E tentar convencer os partidos de que se querem ganhar, se o centro quer ganhar, as alternativas são essa, essa e essa. É a tentativa que eu vou fazer com a isenção de quem não quer nada, se não escolher alguém com bom perfil para ganhar a eleição e para governar bem. Porque candidato eu não sou, interesse pessoal eu não tenho. Eu tenho interesse, sim, na vitória que leve o Estado de novo a se movimentar”, pontuou.

José Agripino ressaltou o destaque do União Brasil no cenário político local, que resultou na eleição de dois deputados federais e obteve destaque nas eleições municipais deste ano. “Carla Dickson, que agora vai ser deputada federal, não foi diplomada por dois mil e poucos votos. E agora, essa quantidade importante de candidatos a prefeito eleitos. Isso é produto de experiência e articulação”.

Ele apontou que Paulinho Freire venceu a disputa em Natal por causa da junção de vários partidos. “Foi a visão que nós tivemos de que a hora era do centro. Não era de extrema direita, nem de extrema esquerda. É tanto que o conjunto de partidos que nós conseguimos reunir, e o mérito é de Paulinho. Paulinho foi o costurador disso tudo, dessas alianças. É que fez com que o candidato do União Brasil tivesse o maior tempo de rádio e televisão. E tivesse apoio de Styvenson Valentim, de Rogério Marinho, de Álvaro Dias com o Republicanos, que foi um apoio importantíssimo. Nós montamos uma constelação de partidos importante”.

E continuou: “Se você juntar com muita gente, você tem chance de ganhar a eleição. Se você for para a luta sozinho, isolado, a sua capacidade de ganhar diminui muito. Por melhor candidato que você seja, carece estrutura, apoios e capacidade de se comunicar”.

José Agripino citou nomes possíveis para concorrer ao Governo do RN, a depender dos resultados das pesquisas eleitorais. “Styvenson Valentim é um nome bom, Rogério Marinho é um nome bom, Allysson Bezerra é um nome bom, é excelente, Álvaro Dias é um bom, é excelente, é claro”.

União Brasil deve dialogar com Ezequiel Ferreira e João Maia

Ainda acerca das articulações para 2026, José Agripino informou que o União Brasil deverá dialogar com o deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente estadual do PSDB, e o deputado federal João Maia, presidente estadual do PP.

“Eles serão bem-vindos? Serão. O que aconteceu na campanha de 2024 vai ser relembrado? Vai. É preciso modificar o comportamento para que eles sejam, porque eles vão querer ter protagonismo. Porque João Maia deverá ser candidato a alguma coisa e Ezequiel também.

Para ser candidato eles têm que botar a cara do partido e botar a cara deles próprios. Então eles serão chamados para a conversa? Claro que serão chamados. Qual vai ser a participação deles? Proporcional ao interesse deles se elegerem. Aquilo para o que foram candidatos. Do contrário, não interessa nem a nós, nem a eles. É uma questão de pragmatismo”, argumentou ele, ao comentar sobre o distanciamento de ambos os deputados no pleito municipal.

José Agripino reconheceu que o tempo de televisão do PSDB e do PP, usado por Paulinho Freire, foi importante. “Agora, teria sido melhor se eles tivessem botado a cara, tivessem feito como outros fizeram. Rogério Marinho teve algumas aparições na TV. Eu cheguei a me encontrar com ele em palanque. Álvaro Dias nem se fala, o Solidariedade também deu a sua participação”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dois suspeitos de furtos no centro comercial da cidade de Pau dos Ferros são presos
Os criminosos, que possuem passagens pelo sistema carcerário, foram reconhecidos pelos militares através de câmeras de monitoramento
01/11/2024 às 19:48
Família procura menina de 12 anos que desapareceu em São Gonçalo do Amarante
De acordo com a família, testemunhas informaram que viram a menina entrando em um carro vermelho
01/11/2024 às 18:45
Despoluir da FETRONOR certifica frota de ambulâncias do SAMU Natal como não poluente
Com avaliação do programa Despoluir, SAMU Natal é destaque em sustentabilidade e reforça compromisso com a saúde pública e o meio ambiente
01/11/2024 às 16:53
Tentativa de abuso sexual termina com suspeito morto a facadas pelo irmão da vítima em Brejinho
Homem supostamente embriagado teria assediado a mulher, que mora próxima à sua residência
01/11/2024 às 16:07
Luiz Eduardo propõe aliança centro-direita para as eleições de 2026 no RN
Deputado fala sobre planos e previsões do cenário político para 2026
01/11/2024 às 15:39
Meu pai teve o mandato roubado; cassação foi injusta e sem explicações, diz Anne Lagartixa
Veradora contou que sua candidatura foi motivada principalmente pelo desejo de defender o legado do pai
01/11/2024 às 15:33
Concerto “Flores e Lágrimas”: uma noite de ópera com a Filarmônica UFRN
Apresentação acontece no dia 09 de novembro, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN
01/11/2024 às 14:37
MPRN obtém condenação de trio que matou policial militar em Natal
João Victor Serafim Ramos foi morto a tiros em 30 de junho do ano passado, no bairro de Felipe Camarão
01/11/2024 às 13:59
Painel de Empregos oferta 364 vagas de trabalho nesta sexta-feira 1º em Mossoró
Geração de empregos: Prefeitura de Mossoró oferta mais de 360 vagas nesta sexta-feira 1º, em diversas áreas
01/11/2024 às 13:36