BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Candidata a vereadora, Tati Ribeiro defende mais transparência na política
Ex-assessora do deputado Sandro Pimentel foi responsável pela elaboração de boa parte das propostas legislativas apresentadas pelo mandato do parlamentar, entre elas a lei que garante a fixação de placas contra a LGBTfobia em estabelecimentos e o texto que proíbe a nomeação de condenados na Lei Maria da Penha em cargos comissionados
Redação
31/10/2020 | 05:12

O iminente encerramento do mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) na Assembleia Legislativa não deve significar o fim das suas ideias na política. Ao menos é isso o que promete Tati Ribeiro, ex-assessora do parlamentar que em 2020 luta para conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Natal.

Uma das promessas do partido para esta eleição municipal, Tati orgulha-se de coordenar a rede de cursinhos populares “Emancipa”, movimento popular de educação que ajuda a preparar jovens da periferia de Natal para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No parlamento estadual, Tati foi responsável pela elaboração de boa parte das propostas legislativas apresentadas pelo mandato de Sandro Pimentel, entre elas a lei que garante a fixação de placas contra a LGBTfobia em estabelecimentos públicos e privados e o texto que proíbe a nomeação de condenados na Lei Maria da Penha em cargos comissionados dos três poderes estaduais.

Ao lado de Sandro, a ex-assessora fez parte da articulação política que pressionou por uma auditoria no contrato da Arena das Dunas. Só esse processo indicou uma possibilidade de economia de até R$ 421 milhões para os cofres públicos estaduais. A auditoria levou o deputado Sandro Pimentel a protocolar uma CPI na Assembleia, a primeira na Casa desde 1999.

“Olho para a candidatura de Tati como a continuidade de todas as nossas lutas. Ela tem a mesma origem popular que eu, também é moradora do Nossa Senhora da Apresentação. Traz no corpo, e no discurso, a representatividade que precisamos ampliar na Câmara. Não tenho dúvida que fará um mandato fiscalizador e coerente, como é a marca do PSOL nos parlamentos. Ela já demonstrou compromisso com a transparência em pautas como a auditoria da Arena das Dunas, e vai fazer o mesmo no parlamento municipal”, afirma Sandro, que, antes de ser deputado, era vereador.

Caso eleita, Tati terá um grande desafio se quiser seguir o mesmo caminho que Sandro trilhou durante os seis anos que passou na Câmara Municipal de Natal. Isso porque o ex-vereador foi responsável por medidas inéditas na história do legislativo municipal, como o fim do voto secreto, a publicação da frequência dos vereadores e a briga para reduzir o que classificou como super recesso na Câmara. Ele também chegou a entrar na Justiça para barrar o aumento dos salários dos vereadores, bem como da tarifa de ônibus.

Dentro dessa luta por mais transparência na política, a candidata promete que um dos principais focos do seu mandato será abrir o que chama de “caixa-preta do Seturn”, o sindicato que representa as empresas de ônibus. Segundo ela, o transporte público em Natal é dominado por uma “máfia” que impõe aos cidadãos um transporte público de péssima qualidade e caro.

Aliás, foi por iniciativa dela, através da rede Emancipa, que uma representação ao Ministério Público foi protocolada contra as recentes mudanças no transporte. Mais de 900 pessoas assinaram a petição “Transporte é Direito”, elaborada por Tati para fortalecer o pedido.

“Minha atuação junto ao mandato de Sandro na Assembleia me mostrou qual deve ser o caminho a seguir na Câmara Municipal de Natal. Serei uma semente de Sandro na Câmara, fortalecendo as pautas que ele tão bem representou naquela Casa. Construirei um mandato popular, que bate de frente com as velhas práticas da política. Não baixarei a cabeça para a máfia do transporte da cidade, e vou levar o bom exemplo do que fizemos na auditoria da Arena das Dunas para ampliar a fiscalização dos contratos da atual gestão municipal. Nosso compromisso sempre será com a transparência”, afirmou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.