BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Caminhada Histórica do Natal será realizada no sábado; inscrições estão abertas
Para participar, basta estar no passeio e ficar atento aos melhores ângulos que estarão na rota do centro histórico
Redação
13/12/2021 | 12:11

A Caminhada Histórica de Natal voltará ao formato presencial neste sábado (18), e já convocou os interessados em registrar o passeio em seu 4º Concurso de Fotografia. Dentro da programação da 10ª Caminhada, o concurso busca fortalecer a identidade cultural da cidade e elevar a auto-estima dos natalenses. O tema para este ano é “Fotografando Momentos e Redescobrindo a Nossa História”, um mote que serve para a própria existência do projeto.

Para participar, basta estar no passeio e ficar atento aos melhores ângulos que estarão na rota do centro histórico. Apenas fotografias feitas durante a 10ª Caminhada Histórica de Natal poderão participar do concurso. Cada fotógrafo pode enviar entre uma e cinco imagens para concorrer na categoria ‘Profissional’, e quantas fotos quiser na categoria ‘Amador’. Será premiada no máximo uma imagem por participante. A premiação somará um total de seis mil reais divididos entre os três primeiros lugares de cada categoria.

As inscrições estão abertas no Frigoiás (Roberto Freire e Prudente de Morais – das 7h às 18h), Avohai (Centro e Alecrim – 9h às 17h) e Videira (Quarta, das 19h30 às 21h e Domingo, das 9h às 21h). O participante doa 2 kg de alimento (exceto sal) e recebe o voucher do kit da Caminhada.

O voucher será utilizado para recebimento do kit no dia da caminhada.

A concentração do evento tem início às 14h, na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, e o percurso até a praça Augusto Severo. A Caminhada se encerra com o show musical do Concurso de Música da Cidade do Natal, no Espaço Cultural Ruy Pereira.

De volta ao formato presencial, a Caminhada Histórica oferecerá de novo aos seus participantes a oportunidade de estar de frente à história da cidade. Um passeio por 400 anos de história, em uma hora e meia. O trajeto passa por monumentos construídos entre os séculos 17 e começo do 20, passando pela Cidade Alta e Ribeira, os dois bairros mais antigos da capital potiguar.

São cenários conhecidos, como as igrejas coloniais – Matriz, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Santo Antônio (Igreja do Galo) e Bom Jesus da Ribeira; os solares Bela Vista e João Galvão; o Palácio “Potengi” da Cultura; o Memorial Câmara Cascudo; Instituto Ludovicus (a casa de Câmara Cascudo); o antigo prédio do Iphan; o sobrado do Museu Café Filho; a Rua Chile, seus casarões e sobrados; a Praça Augusto Severo e o Museu de Cultura Popular, entre outros.

Segundo o produtor Jarbas Filhos, idealizador da Caminhada, o evento se justifica por ter uma pluralidade ímpar. “A Caminhada aborda a história da cidade, a cultura, a educação das pessoas, e o turismo, ao mostrar que Natal não é só praia, além de fomentar a economia, incentivando a preservação daquela área. Até a saúde é contemplada, pois é um grande exercício físico”, completou.

Serviço:
10ª Caminhada Histórica de Natal e 4º Concurso de Fotografia. Dia 18 de dezembro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.