Na manhã desta quarta-feira 15, a Câmara Municipal de Natal votou favoravelmente ao projeto de lei n.º 460/2023, proposto pelo vereador Aldo Clemente (PSDB). O projeto estabelece a criação do Certificado Madeira Livre de Desflorestamento (CMLD), uma iniciativa pioneira na cidade que visa regulamentar o uso de madeira proveniente de poda de árvores.
“Esse projeto traz para Natal um certificado inovador, que vai possibilitar ao artesão que se utilize das madeiras de poda para certificar as suas peças até para serem vendidas para outros países. Trazendo assim uma maior segurança através da SEMSUR, que é quem vai emitir esse certificado de que aquela peça é proveniente de madeira legal”, afirmou o autor do projeto.
O CMLD funcionará como uma ferramenta de certificação para garantir que a madeira utilizada em produtos artesanais seja proveniente de fontes legais e sustentáveis. Isso significa que os artesãos poderão certificar suas peças, inclusive para exportação, fornecendo uma garantia de origem e qualidade do material utilizado.