BUSCAR
BUSCAR
Política
Câmara Municipal lança campanha para estimular doação de órgãos em Natal
Coordenadora da Central de Transplantes destaca importância da busca ativa por doadores dentro do RN
Redação
16/09/2023 | 11:15

A Câmara Municipal de Natal debateu nesta sexta-feira 15, em audiência pública, a importância da mobilização para a doação de órgãos. A proposta foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB), e contou com a presença de representantes da área da saúde, da Central de Transplantes do RN e pacientes transplantados ou que ainda aguardam na fila por um transplante. Na oportunidade também foi lançada a campanha institucional Doe Órgãos: “Sua escolha feita hoje é vida para sempre”.

“O poder legislativo da nossa cidade está de parabéns. Estamos abraçando uma excelente causa que hoje chega para somar ainda mais. A doação de órgãos não é só uma questão de bondade, é uma iniciativa que salva vidas. E isso deve ser de fato dialogado com a população através dos meios de comunicações, nas ruas de Natal e em palestras como a que trouxemos hoje aqui na Câmara. Doação de órgãos é algo que precisamos dialogar diariamente para que as pessoas possam, sim, entender e ajudar e, automaticamente, salvar vidas”, falou o presidente.

Durante a audiência, ocorreram relatos emocionantes como o da enfermeira Annie Azevedo, que há 12 anos doou um rim para o seu tio. Para a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Nunes, faz parte do papel da instituição essa busca ativa por doadores dentro do estado.

“São pessoas em diagnóstico de morte, que podem preencher critérios para a doação. E depois que o diagnóstico de morte é feito, a comunicação central deve ser realizada e aí, sim, a gente aborda a família em relação à doação. Não basta querer ser um doador, você precisa poder ser um doador. Porque existem características que fazem você poder ser um doador de coração ou um doador de rins. Cada órgão tem sua particularidade. E a Central Estadual é quem avalia esses pacientes. Faz os exames necessários para ocorrer uma doação segura, já pensando em quem vai receber esse órgão com boa qualidade, um órgão que esteja funcionando plenamente. E essa captação, esses exames, o transporte desses órgãos dentro do estado e dentro do território nacional é feito pela Central Estadual de Transplantes com o Sistema Nacional de Transplantes, Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora.

Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos
O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
18/04/2024 às 08:46
Moraes vai ao Congresso e diz que antes das redes sociais ‘nós éramos felizes e não sabíamos’
Ministro do Supremo tem sido um defensor ferrenho da regulamentação das redes sociais
18/04/2024 às 08:07
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.