BUSCAR
BUSCAR
Saneamento
Caern espera iniciar as operações da ETE Jaguaribe a partir de 2021
Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte diz que a nova estação de esgotos vai tratar 100% do rejeitos produzidos nos domicílios da Zona Norte de Natal; obra está com 80% de execução
Redação
30/07/2020 | 23:50

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou os trabalhos de instalação de equipamentos na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, que já está com a obra física 80% concluída. A previsão é de que a estrutura comece a operar no primeiro semestre 2021.

Quando estiver em operação, a unidade vai aumentar forma exponencial a capacidade de esgoto para a região Norte de capital, passando dos atuais 3% de dejetos tratados para uma cobertura de 100%. As próximas etapas incluem instalação de novos equipamentos, bem como, a construção do emissário da ETE. Em relação à rede coletora de esgoto, a região já possui 80% de toda a rede instalada e até o início das operações da ETE, a Zona Norte já deve estar com toda a parte de rede concluída. Com o serviço de esgotamento sanitário, a população deixa de fazer uso de fossas sépticas.

A Estação será responsável por todo o tratamento do esgoto coletado na região. Os primeiros equipamentos a serem instalados chamam a atenção por seu tamanho. “Os biodiscos são equipamentos que fazem parte da etapa do tratamento com microrganismos, um processo biológico. Eles permitem que os microrganismos cresçam aderidos nele, melhorando a eficácia desse tratamento, onde se alimentam da matéria orgânica”, explica o Gerente de Obras da Caern, Germano Costa.

As ETEs que estão sendo construídas pela Caern, com recursos Federais, são de nível terciário. “Este é o nível mais alto de tratamento de esgoto existente atualmente. As Estações são bastante modernas e de alta capacidade”, afirma Judson Soares, Gerente de Controle de Empreendimentos da Caern.

Com este tratamento o efluente é devolvido para a natureza com qualidade.
Outra estação em construção, a ETE do Guarapes, na Zona Oeste de Natal, está com o andamento da obra em 17%. A estrutura já começou a ganhar forma e a mostrar a grandiosidade do equipamento. É através desta ETE que esgotos da Zona Oeste e Sul da cidade do Natal serão tratados. A previsão de conclusão do equipamento é para 2022. Quando entrar em operação, Natal terá o serviço de esgotamento sanitário universalizado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Governo recomenda ampliar público de vacinas contra dengue que vencem em abril
Inicialmente, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos poderão ser imunizadas, mas público pode ser ampliado dos 4 aos 59 anos
18/04/2024 às 16:50
Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
São Gonçalo amplia faixa etária de vacinação contra dengue: 6 a 16 anos
Cerca de 300 doses de vacina contra a dengue disponíveis no município poderão ser aplicadas no público entre 6 e 16 anos de idade
18/04/2024 às 16:31
TRT-RN libera R$ 765 mil para pagamentos de débitos trabalhistas do ABC
A dívida total do clube é de 6,3 milhões e envolve 32 processos
18/04/2024 às 16:24
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.