BUSCAR
BUSCAR
Estreia
Vereadora mais jovem de Natal, Brisa Bracchi defende mandato participativo
Parlamentar eleita pelo PT para o primeiro mandato em Natal, Brisa planeja potencializar a esquerda e fortalecer movimentos sociais
Redação
31/12/2020 | 06:50

Com 23 anos, a natalense Brisa Bracchi (PT) será a vereadora mais jovem da próxima legislatura na Câmara Municipal de Natal, que tem início nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021. Eleita com 2.901 votos, ela foi diplomada no dia 18 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e irá ocupar o gabinete do bolsonarista Cícero Martins (PP), que não conseguiu renovar o mandato nas eleições de 2020.

A estudante do curso de história na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou nas redes sociais o momento da troca no gabinete: “Chave na mão do gabinete que ocuparemos na Câmara Municipal de Natal! E aí, gostaram dessa troca?”, provocou (foto acima).

Brisa acredita que a troca simbólica é “um sinal dos novos rumos”, que espera construir ao longo dos próximos quatro anos e fez um balanço da campanha neste ano. “As expectativas são gigantes. Esse momento de fim de ano é também de muita emoção, de ver a caminhada que a gente construiu até chegar à Câmara. Foi um ano para ressignificar a nossa construção e a forma de se fazer política durante uma pandemia, com todas as limitações que foram colocadas”, comenta.

Para 2021, a jovem vereadora espera manter a ousadia da campanha e começar o mandato baseado na potencialização da esquerda e no fortalecimento de movimentos sociais. A revisão do Plano Diretor de Natal e o diálogo com setores específicos da sociedade para uma atuação colaborativa servirão de norte para o primeiro ano na Casa Legislativa.

“A ideia é construir uma prática política diferente do que nós estamos acostumados, que são aqueles mandatos distantes, que não estão presentes no dia a dia da cidade. A gente quer um mandato popular e participativo, que tem como metodologia a construção de plenárias nos bairros, quando for possível, com mulheres, LGBTs e vários outros segmentos. É fazer com os espaços sejam consultivos e de definição, conforme as prioridades do mandato”, conta.

Na Câmara, Brisa terá a companhia da também petista Divaneide Basílio, mulher mais votada da capital, com quem espera fazer uma dobradinha durante a próxima legislatura em oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) e ao governo Jair Bolsonaro.

“Estou muito feliz por saber que minha companheira de bancada de partido é a Divaneide [Basílio]. Acho que a gente vai conseguir fazer uma intervenção boa do PT dentro da Câmara, até para conseguir garantir nossa terceira cadeira do companheiro Daniel Valença. É uma honra dividir esse espaço com Divaneide, acho que a gente se completa porque ela traz a experiência de já ter trabalhado com política para a juventude, vinda de dois anos de mandato, e eu chego com a ousadia de quem é jovem. Nossa expectativa é muito grande para atuarmos em conjunto em muitos projetos”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.