BUSCAR
BUSCAR
Estreia

Vereadora mais jovem de Natal, Brisa Bracchi defende mandato participativo

Parlamentar eleita pelo PT para o primeiro mandato em Natal, Brisa planeja potencializar a esquerda e fortalecer movimentos sociais
Redação
31/12/2020 | 06:50

Com 23 anos, a natalense Brisa Bracchi (PT) será a vereadora mais jovem da próxima legislatura na Câmara Municipal de Natal, que tem início nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021. Eleita com 2.901 votos, ela foi diplomada no dia 18 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e irá ocupar o gabinete do bolsonarista Cícero Martins (PP), que não conseguiu renovar o mandato nas eleições de 2020.

A estudante do curso de história na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou nas redes sociais o momento da troca no gabinete: “Chave na mão do gabinete que ocuparemos na Câmara Municipal de Natal! E aí, gostaram dessa troca?”, provocou (foto acima).

Vereadora mais jovem de natal, brisa bracchi defende mandato participativo
Estudante do curso de história na UFRN, Brisa Bracchi foi eleita com 2.901 votos - Foto: Redes sociais

Brisa acredita que a troca simbólica é “um sinal dos novos rumos”, que espera construir ao longo dos próximos quatro anos e fez um balanço da campanha neste ano. “As expectativas são gigantes. Esse momento de fim de ano é também de muita emoção, de ver a caminhada que a gente construiu até chegar à Câmara. Foi um ano para ressignificar a nossa construção e a forma de se fazer política durante uma pandemia, com todas as limitações que foram colocadas”, comenta.

Para 2021, a jovem vereadora espera manter a ousadia da campanha e começar o mandato baseado na potencialização da esquerda e no fortalecimento de movimentos sociais. A revisão do Plano Diretor de Natal e o diálogo com setores específicos da sociedade para uma atuação colaborativa servirão de norte para o primeiro ano na Casa Legislativa.

“A ideia é construir uma prática política diferente do que nós estamos acostumados, que são aqueles mandatos distantes, que não estão presentes no dia a dia da cidade. A gente quer um mandato popular e participativo, que tem como metodologia a construção de plenárias nos bairros, quando for possível, com mulheres, LGBTs e vários outros segmentos. É fazer com os espaços sejam consultivos e de definição, conforme as prioridades do mandato”, conta.

Na Câmara, Brisa terá a companhia da também petista Divaneide Basílio, mulher mais votada da capital, com quem espera fazer uma dobradinha durante a próxima legislatura em oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) e ao governo Jair Bolsonaro.

“Estou muito feliz por saber que minha companheira de bancada de partido é a Divaneide [Basílio]. Acho que a gente vai conseguir fazer uma intervenção boa do PT dentro da Câmara, até para conseguir garantir nossa terceira cadeira do companheiro Daniel Valença. É uma honra dividir esse espaço com Divaneide, acho que a gente se completa porque ela traz a experiência de já ter trabalhado com política para a juventude, vinda de dois anos de mandato, e eu chego com a ousadia de quem é jovem. Nossa expectativa é muito grande para atuarmos em conjunto em muitos projetos”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Moraes arquiva inquérito sobre campanha contra PL das Fake News
Ministro do STF seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República
20/06/2024 às 21:56
Deputada Silvia Waiãpi, acusada fazer harmonização facial com dinheiro público, vai recorrer ao TSE
Mandato da parlamentar foi cassado pelo TRE-AP; caso foi denunciado por assessora
20/06/2024 às 17:28
Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Motorista Exemplar a 27 profissionais
Este ano, 27 profissionais receberam a Comenda, sendo 10 motoristas de transporte escolar, 12 de alternativos e cinco de aplicativos
20/06/2024 às 14:39
Professora Nilda e Kátia Pires têm muita vontade de inovar e dar certo em Parnamirim, defende Agripino
Presidente do União Brasil no RN destaca compromisso das pré-candidatas com as demandas locais e autonomia na decisão do partido
20/06/2024 às 07:56
Flávio Azevedo toma posse como senador por quatro meses após licença de Rogério
Empresário e ex-presidente da Fiern substitui Rogério Marinho no Senado, prometendo empenho durante licença do titular
20/06/2024 às 07:42
Conselho de Ética da Câmara arquiva ação contra Fernanda Melchionna
PL acusou a parlamentar de ter ofendido filhos de Bolsonaro
19/06/2024 às 19:12
Moraes manda remover reportagens sobre acusação de agressão feita por ex-mulher de Arthur Lira
Medida, que inclui vídeo da Folha, atende a pedido feito pela defesa do deputado, que tem conseguido derrubar perfis e páginas por meio de decisões do ministro
19/06/2024 às 17:41
Câmara Municipal de Natal festeja 55 anos da Associação do Ministério Público
Associação congrega quase 300 membros, entre promotores e procuradores de justiça do RN
19/06/2024 às 10:04
2024 é “preâmbulo” de 2026, diz Rogério em último discurso antes de licença no Senado
Senador afirma que, antes de decisão sobre o voto, eleitores precisam ter “nitidez” sobre o que os partidos defendem
19/06/2024 às 08:06
Lira diz que nada no projeto do aborto “vai retroagir nos direitos já garantidos”
Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que texto será debatido por comissão representativa no segundo semestre
18/06/2024 às 21:11
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.