A Polícia Federal infomou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos viajaram algemados. Eles foram soltos pela Polícia Federal (PF) ao chegarem a Manaus, onde tiveram acesso a alimentação e banheiros.
De acordo com o Ministério da Justiça, houve um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, diz parte da nota do Ministério.
Ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Lewandowski comunicou o acontecimento. O presidente determinou que o voo de Manaus para Belo Horizonte fosse realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
“Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros“, informa a PF.
Dos 158 passageiros que foram deportados, 88 que chegaram a Manaus são brasileiros, conforme apurado pelo Metrópoles.