O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, recebeu, nesta quarta-feira 18, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, para discutir estratégias conjuntas de combate à fome e promoção da segurança alimentar global. O encontro, realizado em Brasília, reforçou a sólida parceria entre os dois países e abriu caminho para novas iniciativas de cooperação.
Pietro Lazzeri entregou ao ministro uma carta do governo suíço sobre o Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis da One Planet Network, que visa a construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.
O embaixador também apresentou o programa “O Futuro da Alimentação”, que promoverá debates mensais sobre o tema no Brasil em 2025, com a participação de diversas organizações.
“A cada mês de 2025, teremos um evento para discutir o futuro da alimentação, com a participação de diversas organizações”, afirmou o embaixador, destacando o compromisso da Suíça em colaborar com o Brasil na busca por soluções inovadoras para garantir a segurança alimentar.
Na oportunidade, o embaixador convidou o ministro Wellington Dias para o Fórum Econômico Mundial 2025, em Davos, Suíça. O evento, que acontecerá entre 20 e 24 de janeiro, reunirá líderes globais para discutir os desafios mais urgentes da atualidade, com foco na busca por soluções inovadoras.
Parceria em combate à fome
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o fortalecimento da cooperação bilateral entre Brasil e Suíça também estiveram na pauta do encontro. O ministro Wellington Dias agradeceu o apoio da Suíça à Aliança Global e reforçou a importância da parceria entre os dois países. Ele também apresentou as estratégias do governo brasileiro para fortalecer a agricultura familiar e combater a fome, com foco no investimento em tecnologia e no modelo de cooperativas.
“O próximo passo, idealizado pelo presidente, é aumentar a capacidade tecnológica dos pequenos produtores e, consequentemente, ampliar as exportações. Para isso, estamos apostando no modelo de cooperativas, incentivando a união de pequenos produtores para que, juntos, alcancem a escala necessária para exportar”, explicou o ministro.
Wellington Dias reconheceu a Suíça como referência em políticas públicas e combate à pobreza, expressando o interesse do Brasil em aprender com a experiência do país europeu. “Temos muito a aprender com a Suíça”, afirmou.
O embaixador ressaltou a importante contribuição das empresas suíças para o desenvolvimento do Brasil. “As empresas suíças têm um papel social fundamental no Brasil, contribuindo ativamente para o combate à pobreza e para o desenvolvimento do país. A maioria delas está presente no Brasil há mais de 50 anos”, finalizou o embaixador.
A audiência contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal; do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDS, Renato Godinho; e do Conselheiro Científico da Embaixada da Suíça, Brendan Mackinnon Lacasa.