BUSCAR
BUSCAR
Violência

“O Brasil precisa atualizar suas leis ou a criminalidade continuará crescendo”, diz jurista

Ele afirmou que a legislação está desatualizada e que o Congresso Nacional precisa agir
Redação
04/02/2025 | 14:45

O advogado Paulo Lopo Saraiva, de 84 anos, defendeu a necessidade de atualização das leis penais brasileiras para conter o avanço da criminalidade. Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da BAND RN, ele afirmou que a legislação está desatualizada e que o Congresso Nacional precisa agir para evitar que criminosos reincidentes permaneçam impunes.

“O Congresso precisa atualizar a audiência de custódia. Não se pode prender um ladrão e soltar logo em cima”, disse. Segundo ele, o mecanismo criado para garantir direitos básicos a presos tem sido usado para libertar criminosos rapidamente. “A audiência de custódia está desatualizada. Ela precisa ser reformulada para evitar casos desse tipo”, completou.

WhatsApp Image 2025 02 04 at 15.03.43
"O Brasil precisa atualizar suas leis ou a criminalidade continuará crescendo", diz jurista - Foto: Reprodução

Leia também: Casos de agressões no trânsito aumentam 8,4% no RN em 2024

Paulo Saraiva também criticou o impacto da legislação penal sobre a segurança pública. “Os governantes perderam o controle da segurança. Não há mais comando sobre os estados, municípios ou o próprio país. Quem está ganhando com isso é a bandidagem”, afirmou. Ele citou o caso de São Paulo, onde grupos de 50 a 60 menores de idade promovem assaltos a motoristas presos no trânsito. “O jovem de 14, 15 anos quebra o vidro do carro com um revólver e ninguém faz nada. O motorista está ali sem poder reagir”, relatou.

Outro ponto abordado foi a maioridade penal. “Tem que mudar essa lei do menor”, defendeu. Ele criticou o fato de menores de idade cometerem crimes e não serem punidos de maneira proporcional. “O cara de 20 pega o de 14, 15 e ensina a roubar. O menor sabe que não vai dar nada pra ele”, comentou.

O advogado também apontou falhas na punição a crimes menores, como furtos e roubos. “Se o sujeito rouba um celular, deveria ficar três meses preso. Mas não. Hoje se diz que é um pequeno roubo. Não existe isso. Roubo é roubo”, declarou.

Além da questão criminal, Paulo Saraiva abordou a violência nos estádios de futebol e a atuação das torcidas organizadas. “Se tem vândalo quebrando tudo, matando gente, tem que punir os criminosos, não os clubes de futebol. A polícia precisa agir com mais rigor”, afirmou.

Na entrevista, o advogado reforçou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os parlamentares precisam se mobilizar para pressionar por mudanças legislativas. “A política está desatualizada, o sistema penal está desatualizado. O Brasil precisa ser redescoberto”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS