BUSCAR
BUSCAR
Literatura
Branco & Nanquim: obra poética de Myrian Coeli será lançada nesta quarta
A autora é considerada um dos grandes nomes da poesia norte-riograndense,
Redação
17/07/2019 | 09:39

O livro Branco & Nanquim, editado pela Sol Negro Edições, com organização de Elí de Araujo e Cristiana Coeli Goldie, reúne a totalidade da poesia publicada por Myriam Coeli (1926-1982), que se encontrava há muitos anos fora de catálogo. O lançamento acontece nesta quarta-feira, 17, às 19h, no Mahalila Café e Livros, localizado na Rua Dra. Nívea Madruga, Potilância.

Myriam Coeli é considerada um dos grandes nomes da poesia norte-riograndense, tendo escrito uma obra de extremo lirismo e densidade, atenta aos acontecimentos de seu tempo no campo social e literário. Publicou seus livros entre as décadas de 1960-80, e teve importante participação no jornalismo e na vida cultural do estado nesse período, atuando também como professora em várias instituições de ensino.

Este volume com a obra completa de Myrian, inclui, ainda, uma ampla seleção de fotos da autora e críticas de autoria de Franklin Jorge, Dorian Jorge Freire, José Wilson Pereira de Azevedo, Elí de Araujo e Humberto Hermenegildo de Araújo. A  obra da poeta abrange vinte anos de produção poética e pode ser vista como um marco no processo de estabelecimento e consolidação de uma tradição literária no Rio Grande do Norte. […] De Imagem virtual a Ave, Myriam tem-se um vigoroso investimento em procedimentos literários que reagem à tradição e buscam uma singularidade.

Sobre a autora

Myriam Coeli de Araújo Dantas da Silveira nasceu em 19 de novembro de 1926, em Manaus-AM. Ainda bebê veio para São José de Mipibu-RN. Foi a primeira jornalista profissional do Rio Grande do Norte, integrou as redações do Diário de Natal, Tribuna do Norte e a República; primeira também a obter especialização no seu ofício, tinha diploma de jornalista pela Escola Oficial de Jornalismo de Madrid, como bolsista classificada pelo Instituto de Cultura Hispânica, na Espanha.

Como professora, lecionou no Atheneu, na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza e na Escola Técnica Federal do RN (depois CEFET e hoje IFRN). Publicou o seu primeiro livro, “Imagem Virtual” (Imprensa oficial, 1961), pela Coleção Jorge Fernandes, em parceria com o marido, escritor e jornalista Celso da Silveira.

Como intelectual, ganhou os seguintes prêmios: Othoniel Menezes (poesia), 1980, promovido pela Prefeitura de Natal-RN, com o livro Cantigas de Amigo, edição da Clima; e Fundação José Augusto (poesia), 1981, com o livro Inventário.

Myriam Coeli, faleceu em 21 de fevereiro de 1982, em decorrência de um câncer.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.