Um avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo à Base Aérea de Natal, no município de Parnamirim, por volta das 13h desta terça-feira 22. Segundos antes do impacto, o piloto da aeronave conseguiu se ejetar e foi socorrido por equipe de salvamento da FAB.
A aeronáutica precisou interditou trechos da Avenida Olavo Montenegro e da RN-313, para os procedimentos de recuperação dos destroços da aeronave e para apagar os focos de incêndio provocados pelo derramamento do combustível na região.
Conforme informações da FAB, a aeronave participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), maior exercício de guerra aérea da América Latina e que, no próximo mês, receberá aeronaves e pilotos de diversos países. Um morador de um condomínio próximo relatou que não encarou o acidente com surpresa, por causa dos constantes treinamentos que ocorrem na área. E que os moradores dos bairros situados ao redor da Base Aérea já entraram em contato com o Ministério Público Estadual (MPRN) solicitando a interrupção dos treinamentos sobre a área residencial.
Logo após o acidente, que foi gravado por várias pessoas próximas ao local, duas equipes de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, para conter o fogo que se espalhou pela vegetação. A maior parte do incêndio estava localizada onde os combustíveis da aeronave caíram, e uma parte menor onde os destroços do aeroplano estavam.
A interdição das vias que dão acesso aos bairros da Coophab e de Cajupiranga, nas proximidades da Base Aérea, causou transtorno aos moradores que precisavam trafegar pelo local. Um morador de Pirangi falou sobre o momento em que passou pela RN-313 antes de ser interditada: “Na hora, tinha muitos destroços do avião. Não sei como conseguimos passar, estava com muito fogo, fogo de verdade”, falou.
Alguns moradores que precisavam passar pela estrada optaram por fazer um desvio por dentro de uma fazenda que o dono liberou para passagem, mas ao saber que dentro da propriedade também havia destroços, a Aeronáutica também fechou o local para passagem.
O tráfego na Olavo Montenegro foi liberado por volta das 16h30. Já a RN-313 permaneceu fechada até o início da noite. A FAB e o Corpo de Bombeiros permaneceram no local com caminhões Munck e guindastes para a retirada dos destroços que ficaram espalhados pela mata.