BUSCAR
BUSCAR
Preso
Ator é preso após ser acusado de liderar esquema de pirâmide, enganar investidores e desviar mais de um bilhão de reais
Zachary J. Horwitz promovia acordos de licenciamento de filmes fictícios com a HBO, Netflix e outros serviços de streaming
R7
07/04/2021 | 20:14

O ator Zachary J. Horwitz foi preso na última terça-feira, dia 6, em Los Angeles, após ser acusado de liderar um grande esquema de pirâmide que engava investidores ao promover acordos de licenciamento de filmes fictícios com a HBO, Netflix e outros serviços de streaming. O prejuízo desses investidores, segundo informações do Los Angeles Times, chegou a 227 milhões de dólares, algo em torno de um bilhão e 276 milhões de reais.

Horwitz, de 34 anos de idade, que participou de alguns filmes sob o nome artístico Zach Avery, ainda foi acusado de criar e-mails falsos de executivos da HBO e da Netflix falando sobre acordos de distribuição de filmes inexistentes na tentativa de evitar demandas de pagamento por parte dos investidores.

O agente do FBI, John Verrastro, revelou esse plano do ator que consistia em conseguir o dinheiro para a sua distribuidora de filmes, chamada 1inMM Capital LLC.

Em uma de suas ações fraudulentas, Horwitz chegou a enviar aos investidores garrafas de uma famosa marca de uísque junto com um relatório anual de sua empresa, de 2015, que destacava 52 filmes que ele havia feito e que ele havia distribuído na África, Austrália, Nova Zelândia e América do Sul, segundo contou o agente do FBI. A lista de filmes inclui o filme de terror de 2012, As Senhoras de Salem, e Kickboxer: O Desafio do Dragão, filme de 1989 com Jean-Claude Van Damme.

Horwitz mentiu e disse aos investidores que ele tinha parcerias estratégicas com a HBO, Netflix e outras plataformas para licenciar os direitos de distribuição estrangeiros. Os retornos financeiros prometidos eram de 40% dentro de um ano.

Porém, ele na verdade não tinha acordos de licenciamento e desviou grande parte desse dinheiro para benefício pessoal como, por exemplo, ao comprar uma casa em 2018 – que agora está sendo vendida por seis milhões e 500 mil dólares, ou seja, 36 milhões e 470 mil reais. A propriedade possui seis quartos e ainda tem piscina, adega e academia.

Ao todo, Horwitz deve aos investidores cerca de 227 milhões de dólares – um bilhão e 276 milhões de reais.

Além de ser preso sob s acusação de fraude, o ator teve sua casa revistada pelo FBI. As autoridades buscaram evidências de lavagem de dinheiro e outros crimes.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.