BUSCAR
BUSCAR
Cultura

Atividades do Centro Cultural Banco do Nordeste em Mossoró começam em outubro

Governadora oficializou nesta sexta-feira (27) a cessão do Teatro Lauro Monte ao Banco do Nordeste (BNB)
Redação
27/09/2024 | 16:07

A governadora Fátima Bezerra oficializou, nesta sexta-feira (27), a cessão do Teatro Lauro Monte, em Mossoró, para receber o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), transformando a cidade na capital da cultura no Rio Grande do Norte. As primeiras atividades do equipamento cultural estão marcadas para outubro.

A cerimônia — ocorrida durante a instalação temporária do Governo do Estado em Mossoró — marca o estabelecimento da quarta unidade do CCBNB em todo o Nordeste, sendo a primeira nova unidade em 17 anos.

WhatsApp Image 2024 09 27 at 13.18.46
A cerimônia marca o estabelecimento da quarta unidade do CCBNB em todo o Nordeste, sendo a primeira nova unidade em 17 anos - Foto: Carmem Felix

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o projeto é parte de uma estratégia mais ampla de descentralização e acesso à produção cultural, destacando o impacto positivo para as artes de todo o Estado. “Neste mês que celebramos a história de luta e resistência de Mossoró, temos a honra de inaugurar um novo capítulo cultural na cidade. Agora, Mossoró se consolida como um polo cultural do Rio Grande do Norte”, sintetizou a governadora.

O diretor de planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, pontuou que a chegada à Mossoró reafirma o compromisso da instituição com a economia criativa do Rio Grande do Norte. “O Teatro Lauro Monte Filho, um patrimônio histórico de Mossoró, será cuidadosamente restaurado e adaptado para receber uma programação cultural diversificada”, disse.

Veja também: Kurta na Kombi realiza ações de preservação do meio ambiente e cinema no Complexo Rampa Cultural

Segundo ele, serão investidos R$ 3 milhões em melhorias na infraestrutura, como a modernização da parte elétrica, a troca do piso e a instalação de novas cadeiras. A expectativa é de que o equipamento esteja pronto para uso ainda no primeiro semestre de 2025. “Acreditamos que o centro cultural será um espaço de encontro, troca e criação, fomentando a produção artística local e promovendo a inclusão social”, pontuou. Além disso, o prédio passará por reformas para se adequar à identidade visual e linguagens artísticas da nova instituição gestora.

A iniciativa marca o início da expansão dos centros culturais em novos territórios pelos próximos anos. O Banco do Nordeste deve instalar um novo Centro Cultural em Recife (PE).

Programação do Centro Cultural

A futura programação incluirá diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exposições de artes visuais e oficinas. Além disso, o Centro Cultural pretende estabelecer parcerias com outras instituições culturais da região Oeste potiguar. O Banco do Norte vai investir cerca de R$ 4 milhões por ano com atividades e agenda cultural.

A secretária de Cultura do Estado, Mary Land Brito, pontuou que o equipamento vai permitir expandir as atividades de Mossoró para todo o Rio Grande do Norte. “Mais do que um espaço físico, queremos construir um ambiente sólido e acolhedor, que seja referência para a cultura do Rio Grande do Norte. Com esse centro cultural, os artistas mossoroenses terão mais oportunidades de mostrar seu trabalho para o mundo e nossa cidade receberá manifestações artísticas de diversas regiões. A cultura é feita em todos os cantos do estado e estamos felizes por iniciar esse projeto em Mossoró. Damos as boas-vindas ao BNB e esperamos construir juntos um futuro promissor para a cultura de nossa cidade. Que este espaço seja palco de muitas alegrias e conquistas”, relatou.

Primeiras atividades em Mossoró

O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) dará início às suas primeiras atividades em Mossoró no próximo dia 2 de outubro. De acordo com Evineide Dias, superintendente de Marketing e Comunicação do BNB, enquanto o Teatro Lauro Monte Filho passa por melhorias, a população poderá participar de uma programação gratuita e diversificada em diversas regiões da cidade, com atividades voltadas para todas as idades. A primeira agenda está marcada para o dia 2 de outubro.

Entre as ações previstas estão oficinas voltadas à comunidade criativa local, promovendo a cultura regional e fortalecendo a economia criativa. “Nossa intenção é promover a cultura local e fortalecer a economia criativa”, afirmou Dias. As atividades serão realizadas na praça em frente ao teatro, e a programação para os próximos meses será divulgada em breve.

Lei que permite uso de trechos bíblicos em escolas do RN é sancionada
legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira 9
09/10/2024 às 15:39
Julgamento de acusados pela morte de militar da FAB começa em Natal
Roberto Perdiza foi morto com um tiro na madrugada de 31 de agosto de 2022, em Natal
09/10/2024 às 15:14
VÍDEO: Homem tem moto atingida por caminhão e carro ao mesmo tempo e escapa ileso na BR-304
Vídeo registrado pela câmera de monitoramento mostrou o momento em que acidente aconteceu
09/10/2024 às 15:07
Polícia Civil prende suspeito por receptação em São Miguel
Homem também é suspeito de estelionato, adulteração de sinal identificador de veículo e ameaça
09/10/2024 às 14:07
Festival Urbanocine realiza ações especiais em celebração ao Dia da Criança
A iniciativa vai realizar mostra cinematográfica e oficinas no bairro Cidade da Esperança
09/10/2024 às 13:53
7º Festival de Teatro para Infância de Natal – FESTIN segue com peças gratuitas até domingo
Programação acontece no Teatro Alberto Maranhão e no Praia Shopping
09/10/2024 às 13:48
Bordado labirinto, feito por artesãs potiguares, é destaque no Midway Fashion Days
Coleção foi produzida por artesãs da Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso
09/10/2024 às 13:33
PRF e PM recuperam veículo roubado em São José de Mipibu
Foi encontrado no interior do veículo um equipamento bloqueador de sinal
09/10/2024 às 13:16
IPEM/RN intensifica fiscalização em postos de combustíveis
Operação foi conduzida pelo Inmetro em todo o país
09/10/2024 às 12:55
Cantor Almir Pessoa apresenta “Rodas de Violeiro” no palco da Casa da Ribeira neste mês
Além de trabalho autoral, no repertório, releituras de clássicos de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Petrúcio Amorim
09/10/2024 às 12:33