O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu a visita de uma comitiva de gestores e empresários portugueses nesta quinta-feira 7. Após o encontro, que teve como objetivo fortalecer parcerias e explorar possibilidades de intercâmbio entre o Rio Grande do Norte e Portugal, Ezequiel frisou a importância da troca de conhecimentos e enalteceu as conquistas da Casa em gestão pública.
“Este é um intercâmbio de conhecimento fundamental. A Assembleia vem ganhando há quatro anos o prêmio de gestão concorrendo com todas as demais Casas Legislativas do país, e isso se deve aos servidores, a toda a equipe e a parceria entre os deputados. Todos entenderam que o Legislativo pode ser proativo, pode sair dos muros, colaborando com a sociedade”, explicou.
Ezequiel mencionou as ações para saúde, realizadas em conjunto com a Liga contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago, e os avanços em segurança pública. E ressaltou as parcerias tecnológicas com as assembleias de São Paulo e de Santa Catarina, que implementaram sistemas desenvolvidos pela equipe de tecnologia da informação da ALRN. “Temos uma equipe de tecnologia da informação que é referência nacional”, disse.
A secretária de Turismo do RN, Solange Portela, ressaltou a importância da presença da comitiva no Estado e lembrou que Portugal é um dos principais países emissores de turistas para o Estado. “Estamos sempre presentes nas feiras de turismo portuguesas e esperamos reforçar esse laço já existente. E para isso contamos com o apoio da AL, que tem sido uma parceira da gestão estadual”, afirmou.
Já o representante da comitiva portuguesa, o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus revelou que da mesma forma que os turistas portugueses são importantes para o RN, os visitantes brasileiros são atualmente fundamentais para a economia da região metropolitana de Lisboa, onde a cidade fica localizada.
“É um trabalho que podemos fazer em conjunto, fortalecendo essa união. Temos desafios semelhantes aos do RN”, disse. Opinião semelhante à do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Valente Martins, que reforçou o objetivo de “estreitar relações para fortalecer a economia” dos dois países.