BUSCAR
BUSCAR
Música
As várias faces de Daniela Fernandes
Cantora natalense acaba de lançar a primeira música da carreira solo, intitulada “Canção de Oferenda”. Daniela Fernandes cantou por anos no Ribeira Boêmia e agora decidi partir em uma jornada individual
Nathallya Macedo
18/11/2021 | 08:43

“Quando dei por mim, já era meu / Esse sol, esse chão que Deus me deu / Essa voz que vem do meu eu / Clara no breu sem fim”. É assim que a cantora natalense Daniela Fernandes, de 25 anos, define o início de uma jornada desconhecida e misteriosa, mas cheia de boas expectativas: a letra é da primeira música da carreira solo da artista, intitulada “Canção de Oferenda”. O single chegou ao mundo no último dia 11 e já deixa marcas nos ouvidos atentos.

Em parceria com a cantora e compositora Khrystal, Daniela decidiu lançar a canção assim que se sentiu preparada para mudar o rumo da própria jornada. “Meu primeiro contato com Khrystal foi em maio do ano passado. Senti que precisava falar sobre o isolamento e como isso reverberou para mim profissionalmente. Falei sobre o meu momento pessoal e ela conseguiu comunicar tudo através da composição”, contou Daniela ao Agora Entrevista.

Daniela fez parte de um famoso projeto local, a roda de samba “Ribeira Boêmia”, ao lado de vários músicos do estado. O convite surgiu em 2015 e a parceria durou longos e produtivos 5 anos. Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, Daniela resolveu assumir todos os ricos e tomar as rédeas da própria história para começar a produzir uma arte que imprimisse identidade e que gerasse identificação.

“Foi uma escola. Eu ainda era uma cantora principiante, então o ‘Ribeira Boêmia’ proporcionou uma oportunidade de ampliar os meus parâmetros. Eu tive várias inseguranças, mas amadureci bastante ao longo desse período de aprendizado e consegui me apresentar com muitos artistas incríveis. No período de isolamento social fiquei bem reclusa e pensei sobre tudo. A minha saída foi concretizada com consciência e respeito, além de gratidão”, relembrou a cantora.

É por isso que a mensagem principal que Daniela deseja passar com a música, agora como artista solo, floresce especialmente no autoconhecimento, elencando a importância desse processo para ela e para tantos outros. “Eu me permiti entrar em um diálogo comigo e busquei entender o que eu queria comunicar como cantora. Compreendi e acolhi minhas mudanças, levando o tempo necessário para isso”, pontuou.

Bebendo de várias fontes e trazendo uma mistura de sonoridades, Daniela evoca referências como Djavan, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, além de ícones da música potiguar. “Eu não sou muito de definições. Acho bonito o movimento e a rotatividade da MPB, que é cíclica e se renova constantemente. Eu gosto de estar nesse lugar da música brasileira, porque norteia o meu trabalho. Mas sou tanta coisa, quero ser uma a cada dia. Eu me amo e me odeio, de uma vez só”, frisou.

“Ao longo da minha vida, fui muitas e ainda desejo ser muitas”. Para ela, o repertório deve ser sempre atualizado em concordância com as diferentes realidades. “Mantenho minha pesquisa ativa porque quanto mais eu conheço a música brasileira, mais eu vejo que conheço pouco”, disse Daniela ao reconhecer que rótulos são desnecessários, especialmente quando há talento de sobra.

Embarcar em uma viagem individual não necessariamente é uma escolha solitária. Como intérprete, Daniela deseja trabalhar em conjunto com os colegas potiguares e, em breve, lançar um EP. Entre experimentações e consistências, ela pretende mostrar as diversas faces artísticas que contribuem para a estética, para o contexto musical e para as diversas personas da cantora. “Estou me comunicando como gostaria, através das linguagens que eu tenho”.

Serviço

Daniela Fernandes – Canção de Oferenda
Onde ouvir: neste link ou em todas as plataformas digitais
Siga no Instagram: @danielafernandess_

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.