04/10/2023 | 05:00
Dom Jaime Vieira assumiu a Arquidiocese de Natal aos 26/02/2012, e quando ainda Bispo de Campina Grande-PB, inseriu-se na tradição dos bispos do Nordeste engajados com o desenvolvimento da Região e, em associação com representantes das Universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e presidiu o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). Ao completar 75 anos de vida, afastou-se de sua missão, não sem antes legar mais de uma década de zeloso pastoreio na comunidade de Natal e região metropolitana, realizando grandes obras sociais e eclesiásticas, e destacada atuação na Comissão Episcopal para Amazônia, Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família, vice-Presidente do Regional Nordeste 2, Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Agora no próximo dia 07/10/2023, será a posse do novo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, nomeado que foi pelo Papa Francisco.
Dom João Santos Cardoso nascido aos 03/12/1961, em Dário Meira/BA, é filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos. O ciclo inicial de sua formação ocorreu na sua terra natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas em Teófilo Otoni e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus-BA. Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção em São Paulo/SP e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi Coordenador Geral de Pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA; foi diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias e foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.
Dom João Santos Cardoso é detentor de vasta cultura, tendo sido professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP). Além de tudo isto, foi um importante interlocutor em Vitória da Conquista/BA e Região dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato-PI no dia 14/12/2011, tomando posse em 17/03/2012.
Como lema episcopal escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece), que demonstra a atitude de fé e obediência, de plena confiança e entrega do Bispo ao Senhor na certeza de que Nele se encontra a força e a graça para desenvolver sua missão. Em 24/06/2015, o Papa Francisco nomeou-o como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa-BA, transferindo-o da sede episcopal de São Raimundo Nonato-PI.
Seja bem-vindo, Dom João Santos Cardoso! Que tenha um profícuo e santo pastoreio nesta terra de Nossa Senhora da Apresentação e dos Protomártires do Brasil!
*Anísio Marinho Neto é professor e procurador de Justiça