O italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, venceu neste domingo 6 o Grande Prêmio da Itália, em Monza, após largar da 19ª posição. Com a vitória em casa, o piloto encerrou um jejum de 60 anos sem um representante da Itália vencer a etapa italiana da Fórmula 1.
A última vitória de um piloto italiano no GP da Itália havia ocorrido em 1966, quando Ludovico Scarfiotti, pela Ferrari, venceu a corrida em Monza.

A prova começou com Pierre Gasly, da Alpine, mantendo a liderança na largada, mas George Russell, da Mercedes, assumiu a ponta ainda na primeira volta. Antonelli iniciou uma corrida de recuperação, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto perdeu posições e caiu para o 18º lugar.
A corrida foi interrompida nas primeiras voltas após um forte acidente envolvendo Charles Leclerc, da Ferrari. O piloto escapou na curva Parabolica e bateu contra a barreira de proteção, provocando a bandeira vermelha. Antes do acidente, Leclerc ocupava a quarta posição e havia protagonizado uma disputa com o companheiro de equipe Lewis Hamilton, que reclamou pelo rádio.
Após mais de 30 minutos de paralisação, a corrida foi reiniciada com largada parada. Russell manteve a liderança, seguido por Gasly. Antonelli aproveitou a relargada para ganhar posições e chegou ao sexto lugar, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, assumiu a vice-liderança após ultrapassar Gasly.
A recuperação do piloto italiano continuou. Na 18ª volta, Antonelli assumiu a liderança da prova e passou a disputar a primeira posição diretamente com o companheiro de equipe, George Russell. Ao mesmo tempo, Verstappen, Oscar Piastri e Hamilton travavam disputas pelas posições do pódio.
Nas voltas finais, a disputa entre os dois pilotos da Mercedes ficou mais intensa. Faltando cinco voltas para o encerramento, Antonelli pressionou Russell. Após uma derrapagem na volta 49, o italiano conseguiu realizar a ultrapassagem decisiva na volta 50 e garantiu a vitória diante da torcida em Monza.
George Russell terminou a corrida na segunda colocação, enquanto Max Verstappen completou o pódio em terceiro.
Logo após cruzar a linha de chegada, Antonelli se emocionou durante a comunicação por rádio com a equipe.
“Parece um sonho”, resumiu o piloto, antes de comemorar a vitória com os torcedores italianos.