O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), divulgou neste sábado 25 um vídeo ao lado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que segue na gestão de Paulinho Freire, para comemorar a conclusão da obra de engorda da Praia de Ponta Negra.
No vídeo, Álvaro destacou os avanços proporcionados pela obra, que ampliou a faixa de areia para até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Ele ressaltou que a intervenção protege hotéis, bares, restaurantes, quiosques e pousadas da ação das marés e beneficia banhistas, turistas e moradores locais.
“Aqui está a nova Praia de Ponta Negra, em seus encantos, com suas belezas naturais, com o seu cartão-postal, que é o Morro do Careca preservado. Com os empregos, com os hotéis, bares, restaurantes, pousadas, quiosques, devidamente protegidos do avanço do mar e da destruição provocada pela força das marés altas que se sucediam aqui na praia de Ponta Negra.
Thiago Mesquita destacou a importância da obra: “Esta é a despedida da Draga Elbe, da engorda de Ponta Negra, o maior projeto de investimento em áreas costeiras da história do Rio Grande do Norte.”
“Um muito obrigado a todos que acreditaram nessa obra. Já podemos ver, sem sombra de dúvida, o grande impacto social e econômico, extremamente positivo que ela trará para o presente e o futuro de Natal!”, concluiu Álvaro.
Engorda de Ponta Negra
A obra da engorda foi iniciada em 30 de agosto de 2024, mas foi paralisada quatro dias depois, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), que faz o monitoramento ambiental do serviço, identificar que a areia da jazida licenciada tinha muito cascalho.
Em 20 de setembro, um decreto de emergência foi publicado pela Prefeitura, justificando a busca por uma nova jazida, que foi localizada a cerca de 10 quilômetros da costa. A intervenção foi retomada em 21 de setembro com a nova jazida.
A entrega da engorda estava anunciada para o final de dezembro, mas foi adiada, sendo finalizada neste sábado 25.