O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) anda conversando com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) visando a uma aliança para as eleições de 2024 em Natal. De acordo com interlocutores de Paulinho, em caso de aliança, caberá ao deputado indicar o vice na chapa. Neste caso, duas mulheres são cotadas para o cargo: as vereadoras Nina Souza, ainda no PDT, e Camila Araújo, evangélica que disputou pelo União brasil o cargo de deputada federal ano passado e obteve 17 mil votos somente na capital.
Mas, a ala do Palácio Felipe Camarão que tenta reaproximar o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) do seu ex-companheiro de chapas nas eleições de 2010 (Álvaro foi vice-governador na campanha que Carlos ficou em terceiro) e de 2016 (Álvaro foi vice na campanha que Carlos foi reeleito prefeito) quer novamente a indicação do vice.
Nomes como os dos secretários Joanna Guerra (Planejamento) e Irapoã Nóbrega (Serviços Urbanos) e até o ex-deputado Rafael Motta (PSB) são lembrados nos bastidores, para Álvaro indicar. E caso Carlos avance nessas conversas, vai cumprir com Paulinho ou Álvaro? O pouco tempo que falta será a resposta certa.
Divergências
Tanto o prefeito Álvaro Dias como o deputado federal Paulinho Freire tiveram divergências recentes com Carlos Eduardo. Álvaro rompeu com seu ex-aliado em 2022, quando decidiu ficar com a candidatura do senador Rogério Marinho (PL). Já Paulinho saiu do PDT e levou vários vereadores, com anuência dada pelo então presidente municipal, Nina Souza, sua esposa hoje. Em 2022, Paulinho comandou uma debandada de vereadores do então partido de Carlos Eduardo, e todos tiveram de judicializar.
Confiança
Quem mais confia em Carlos Eduardo hoje? O grupo do prefeito Álvaro Dias ou o União Brasil de Paulinho Freire? Ninguém sabe dizer ao certo, mas o ex-senador José Agripino Maia tenta fazer a junção deles com o ex-prefeito. Agripino sonha com uma forte aliança de centro para isolar a polarização do PT de Natália Bonavides e da governadora Fátima Bezerra, além do PL de General Girão e do senador Rogério Marinho, com quem não admite alinhamento político.
Pausa
O articulador para juntar no palanque de Carlos Eduardo tanto Álvaro Dias quanto Paulinho Freire é José Agripino. Mas, por causa de um acidente doméstico, o ex-senador e líder do União Brasil no Estado está com conversas políticas em pausa.
O pulo
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) chamou os holofotes no fim de semana, durante a abertura da 35ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró. Ele ficou dando pulinhos enquanto era alvo de protestos dos guardas municipais, que cobram o cumprimento do acordo de envio de projeto de lei que trata da restruturação da carreira. O prefeito tinha prometido enviar a proposta para a Câmara Municipal em julho. Além dos pulinhos, Allyson também fez selfie com os manifestantes ao fundo, e irritou bastante a categoria.