BUSCAR
BUSCAR
Política

Álvaro Dias poderá indicar vice de Carlos Eduardo em 2024; leia coluna Bastidores

Confira os destaques da coluna Bastidores da Política Potiguar publicada na edição desta terça-feira 31 do AGORA RN
Redação
31/10/2023 | 05:00

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) anda conversando com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) visando a uma aliança para as eleições de 2024 em Natal. De acordo com interlocutores de Paulinho, em caso de aliança, caberá ao deputado indicar o vice na chapa. Neste caso, duas mulheres são cotadas para o cargo: as vereadoras Nina Souza, ainda no PDT, e Camila Araújo, evangélica que disputou pelo União brasil o cargo de deputada federal ano passado e obteve 17 mil votos somente na capital.

Mas, a ala do Palácio Felipe Camarão que tenta reaproximar o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) do seu ex-companheiro de chapas nas eleições de 2010 (Álvaro foi vice-governador na campanha que Carlos ficou em terceiro) e de 2016 (Álvaro foi vice na campanha que Carlos foi reeleito prefeito) quer novamente a indicação do vice.

Carlos Eduardo e Alvaro Dias 19 e1624099040255
Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) com o sucessor, o atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) - Foto: José Aldenir / Agora RN

Nomes como os dos secretários Joanna Guerra (Planejamento) e Irapoã Nóbrega (Serviços Urbanos) e até o ex-deputado Rafael Motta (PSB) são lembrados nos bastidores, para Álvaro indicar. E caso Carlos avance nessas conversas, vai cumprir com Paulinho ou Álvaro? O pouco tempo que falta será a resposta certa.

Divergências

Tanto o prefeito Álvaro Dias como o deputado federal Paulinho Freire tiveram divergências recentes com Carlos Eduardo. Álvaro rompeu com seu ex-aliado em 2022, quando decidiu ficar com a candidatura do senador Rogério Marinho (PL). Já Paulinho saiu do PDT e levou vários vereadores, com anuência dada pelo então presidente municipal, Nina Souza, sua esposa hoje. Em 2022, Paulinho comandou uma debandada de vereadores do então partido de Carlos Eduardo, e todos tiveram de judicializar.

Confiança

Quem mais confia em Carlos Eduardo hoje? O grupo do prefeito Álvaro Dias ou o União Brasil de Paulinho Freire? Ninguém sabe dizer ao certo, mas o ex-senador José Agripino Maia tenta fazer a junção deles com o ex-prefeito. Agripino sonha com uma forte aliança de centro para isolar a polarização do PT de Natália Bonavides e da governadora Fátima Bezerra, além do PL de General Girão e do senador Rogério Marinho, com quem não admite alinhamento político.

Pausa

O articulador para juntar no palanque de Carlos Eduardo tanto Álvaro Dias quanto Paulinho Freire é José Agripino. Mas, por causa de um acidente doméstico, o ex-senador e líder do União Brasil no Estado está com conversas políticas em pausa.

O pulo

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) chamou os holofotes no fim de semana, durante a abertura da 35ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró. Ele ficou dando pulinhos enquanto era alvo de protestos dos guardas municipais, que cobram o cumprimento do acordo de envio de projeto de lei que trata da restruturação da carreira. O prefeito tinha prometido enviar a proposta para a Câmara Municipal em julho. Além dos pulinhos, Allyson também fez selfie com os manifestantes ao fundo, e irritou bastante a categoria.

Tecnologia desenvolvida no RN pode melhorar rotinas de trabalho e reduzir demandas judiciais na construção civil
Serviço criado pela startup Faceponto já rendeu premiações nacionais dentro de feiras
22/05/2024 às 08:58
América enfrenta Corinthians em SP em busca de avançar na Copa do Brasil
Time potiguar venceu dois dos últimos três compromissos e aparece no 2º lugar do Brasileirão Série D
22/05/2024 às 08:48
Investimentos em infraestrutura e pessoal reduzem criminalidade no RN
Graças a esse esforço, o Rio Grande do Norte é hoje o segundo estado do Nordeste na proporção de policiais para cada 1.000 habitantes e o oitavo no ranking nacional
22/05/2024 às 08:39
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
“Bizarrices técnicas” são usadas como argumentos para impugnar pesquisas, afirma sociólogo do RN
Daniel Menezes lembra que contestações deste tipo são motivadas por má-fé e constituem crime eleitoral, conforme nova Resolução do TSE
22/05/2024 às 07:53
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Congresso Sesc de Educação possibilita formação de qualidade para profissionais e estudantes
Com programação atual e diversificada e valores acessíveis, conferência acontece entre 3 e 4 de julho, em Natal
22/05/2024 às 07:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.