BUSCAR
BUSCAR
Retomada
Álvaro Dias libera funcionamento de quiosques nas praias de Natal
Decreto municipal alega como fato primordial para a liberação “a não diminuição da disponibilidade de leitos de estado crítico e de UTI na rede Municipal de Saúde, bem como a diminuição do número de atendimentos de casos”; Capital potiguar concentra 37,6% dos registros da Covid-19 no Rio Grande do Norte, com 20.647 casos da doença
Marcelo Hollanda
09/08/2020 | 23:22

O prefeito Álvaro Dias (PSDB) decidiu liberar para funcionamento os quiosques nas praias da capital. O decreto 12.017 foi publicado neste sábado (8) no Diário Oficial do Município.

O texto alega como fato primordial para a liberação “a não diminuição da disponibilidade de leitos de estado crítico e de UTI na rede Municipal de Saúde, bem como a diminuição do número de atendimentos de casos com Covid-19 nas unidades de saúde deste Município”.

Para Ponta Negra, que na semana passado registrou aglomerações na orla, a prefeitura determinou uma série de medidas para o funcionamento dos quiosques de praia.

Os donos dos pontos, por exemplo, terão de manter suas áreas limpas e acondicionar o lixo em locais definidos pela Urbana.

Os comerciantes de praia poderão ter apenas 10 jogos de mesas e cadeiras, assegurando o número máximo de 40 cadeiras, 10 guarda-sóis e seis espreguiçadeiras, sem contar os usados como suporte para os serviços, que deverão ter, no máximo, um guarda-sol, duas mesas, duas cadeiras e duas caixas de isopor ou dois coolers de até 100 litros cada.

O decreto estabelece, ainda, a obrigatoriedade de distância mínima de dois metros entre as mesas e o uso de máscaras para todos, tanto clientes como para quem estiver servido. E proíbe clientes que chegarem ao local sem máscaras de serem atendidos. Só poderão retirar a máscara da hora de beber e comer.

As demais medidas são as de praxe: manter a higienização de mesas e cadeiras, repetindo o procedimento para cada mesa encerrada e antes de receber novos clientes; higienizar a máquina de pagamento em cartão, que deverá estar envolvida em plástico filme, após uso do cliente; adaptar o cardápio para a nova situação de controle sanitário, devendo plastificá-lo ou tornar sua higienização mais prática e simples possível.

Mais, higienizar as mesas e cadeiras dos clientes após cada refeição; levar pratos e talheres somente na hora de servir o cliente e orientar que os pagamentos sejam feitos preferencialmente com cartão de débito bancário.

Caso o pagamento seja feito em dinheiro, tanto o cliente quanto o atendente devem higienizar as mãos com álcool em gel. Todos os quiosques, vendedores ambulantes, serviços de locação de mesas, cadeiras e guarda-sóis podem funcionar das 8 às 18 horas, todos os dias da semana, ao longo de toda a orla do município.

A capital potiguar concentra 37,6% dos registros da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Dos 54.881 casos confirmados da doença no Estado, 20.647 são de moradores de Natal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.