BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Álvaro Dias, do PSDB, é reeleito prefeito de Natal no 1º turno
Com 100% das urnas apuradas, atual prefeito foi reeleito com 56,58% dos votos válidos. Este será o segundo mandato dele à frente da Prefeitura de Natal.
Redação
15/11/2020 | 22:03

Álvaro Dias, do PSDB, foi reeleito neste domingo, 15, prefeito de Natal para os próximos quatro anos. O site do TSE apresentou lentidão para atualizar a porcentagem da votação, que só disponibilizou a totalização dos votos às 22h22 deste domingo. Portanto, não haverá 2º turno em Natal.

Este será o segundo mandato dele à frente da Prefeitura de Natal. Com 100% das urnas apuradas, Álvaro Dias teve 194.764 votos, o que corresponde a 56,58% dos votos válidos.

O segundo mais votado foi o Senador Jean (PT) com 49.494 votos (14,38%) válidos. Em terceiro lugar ficou Delegado Leocadio (PSL) com 35.181 votos – 10,22%.

Confira votação dos candidatos com 100% dos votos apurados

Álvaro Dias – PSDB – 56,58%
Senador Jean – PT – 14,38%
Delegado Leocádio – PSL – 10,22%
Kelps Lima – Solidariedade – 5,87%
Hermano Morais – PSB – 3,38%
Coronel Hélio Oliveira – PRTB – 2,73%
Coronel Azeveldo – PSC – 1,90%
Afrânio Miranda – PODE – 1,64%
Carlos Alberto – PV – 1,38%
Nevinha Valentim – PSOL – 1,15%
Fernando Freitas – PC do B – 0,41%
Rosália Fernandes – PSTU – 0,26%
Jaidy Oliver – DC – 0,11%

Perfil

Álvaro Costa Dias nasceu em Caicó e tem 61 anos. O atual prefeito de Natal é casado, médico e filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi eleito vice-prefeito da capital potiguar nas eleições de 2016 na chapa liderada por Carlos Eduardo Alves (PDT), mas assumiu o cargo de prefeito em 6 de abril de 2018, por ocasião da renúncia do titular. Além disso, foi vice-prefeito de Caicó, deputado estadual por cinco legislaturas e deputado federal pelo estado do Rio Grande do Norte.

Educação

O prefeito de Natal informou no plano de governo que está em andamento a construção de 14 unidades de ensino, sendo 11 de educação infantil e três escolas de ensino fundamental. Além disso, ele prometeu garantir a oferta de brinquedotecas e bibliotecas em 100% das unidades de ensino que atendam a educação infantil.

Saúde

Álvaro Dias assegurou que, na próxima gestão, vai ampliar o número de equipes de saúde nas unidades básicas e enalteceu que, hoje, a gestão municipal já aplica cerca de 27% de suas receitas em saúde, o que é muito acima do que o mínimo que a Constituição Federal exige dos municípios.

Transporte público

O prefeito afirmou que, se fosse reeleito para o cargo, dará “total prioridade” à realização de uma licitação para o sistema de transporte público da cidade. Ele culpou a pandemia do novo coronavírus pelo fato de o processo de licitação dos ônibus estar parado na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). A publicação do edital de chamamento das empresas tem sido sistematicamente adiada desde o início do ano. O candidato à reeleição, no entanto, não detalha em seu plano de governo estratégias para licitação do transporte público de Natal.

Enxugamento de gastos

Questionado sobre corte de gastos, Álvaro disse que, apesar de esta proposta não constar em seu programa de governo, vai promover uma redução no número de secretarias municipais caso seja reeleito. Atualmente, a gestão municipal tem 19 pastas com nome de “secretaria”, fora outros órgãos que têm status de primeiro escalão, como o Instituto de Previdência (NatalPrev), a Controladoria e o Procon.

Geração de emprego e renda

O prefeito afirmou em seu plano de governo que pretende fortalecer a relação intersetorial entre as políticas de assistência social, educação e trabalho por meio dos centros públicos de emprego, trabalho e renda, ampliando o acesso ao mercado de trabalho formal, com priorização dos segmentos mais vulneráveis.

Álvaro pontua que investirá na política municipal de trabalho e renda, objetivando o enfrentamento do desemprego e da precarização do trabalho por meio de ações articuladas de qualificação profissional, intermediação da mão de obra, acesso ao microcrédito e incentivo à formação aos empreendimentos de economia solidária.

Além disso, o candidato prometeu instituir o Plano de Compras do Município, valorizando os empreendedores locais, fomentando o comércio e gerando emprego e renda para os cidadãos.

Álvaro Dias diz que vai implantar um centro público de trabalho e renda na Zona Norte de Natal, ampliando a oferta do atendimento para seguro-desemprego, encaminhamento para vagas de trabalho, intermediação de suporte financeiro para microempreendimentos, qualificação profissional de jovens e adultos e orientação nos setores psicossociais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.