BUSCAR
BUSCAR
Informe publicitário
ALRN investe na qualificação não-presencial gratuita durante pandemia
Escola da Assembleia migra mais fortemente para o digital, em sintonia com regras de combate à COVID-19. Mudança fez cursos chegarem a um número ainda maior de potiguares.
Redação
12/06/2021 | 14:43

A educação é, sem dúvidas, uma das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Contudo, neste cenário de incertezas trazido pelo vírus, a qualificação pode ser o grande trunfo para quem espera estar mais forte quando tudo isso passar. E é mirando na possibilidade de o potiguar dar a volta por cima através do estudo, que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem investido pesado na Escola da Assembleia – braço da Casa que oferece cursos, palestras e workshops gratuitos para todos.

“Com a pandemia, tivemos ações para fortalecimento do Sistema Único de Saúde, como destinação de emenda parlamentar, aquisição de EPIs para servidores da saúde e segurança pública e a destinação de R$ 2 milhões para a UTI do Hospital da Polícia Militar. Depois da vacina, a educação torna-se prioridade. Por nossa iniciativa, definimos como atividade essencial. A retomada do ensino na rede pública de modo híbrido e gradual é a meta até a normalidade presencial.  Até lá mecanismo de ensino e aprendizagem precisam chegar para professores e alunos. Além da manutenção da qualificação de servidores e parceiros de instituições do Poder Legislativo. Para isto contamos com a expertise da Escola da Assembleia”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

O trabalho da Escola da Assembleia não começou agora. Contudo, foi a partir das regras de distanciamento social que o programa se tornou prioritariamente digital. Mesmo à distância, a qualificação acontece. “Através de cursos aplicados de forma remota, conseguimos atender não só o corpo técnico da Assembleia, como a comunidade no geral”, explicou João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia.

Só para o primeiro semestre deste ano, estão previstas 88 ofertas de curso, entre capacitação profissional, capacitação pessoal, palestras e até cursos de pós-graduação, distribuídos em mais de 1.800 horas/aulas. A maior parte acontece de forma não presencial e o feedback da população tem sido grandioso. João Maria lembra que teve curso com todas as vagas preenchidas apenas meia-hora depois de ter sido lançado.

João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia
João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia, explica expansão do ensino remoto

“Temos conseguido atingir bem a população com os nossos cursos, a procura tem sido muito grande. Recentemente, um curso de textos jornalísticos atingiu 100% de lotação rapidamente; outro curso sobre licitação esgotou em apenas trinta minutos”, destaca. “Há uma demanda reprimida e a Escola da AL tem se notabilizado por estar trabalhando bastante, mesmo de forma remota. E essa grande procura, por outro lado, é também o que tem alimentado nossa escola e o nosso trabalho”, completa.

Sobre a Pós-Graduação, três cursos deste semestre apareceram como novidade no calendário da instituição: Especialização em Direito, Tecnologia e Inovação – em parceria com a Justiça Federal; Comunicação 4.0; e Gestão em Segurança Pública – em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Todos possuem 360h.

O jeito mais simples para acompanhar todos os cursos, já lançados ou ainda sem edital, é baixando o app da Escola da Assembleia, disponível nos sistemas IOS e Android e também pelo site. Lá estão todas as informações, além do passo-a-passo de como se inscrever.

Conexão Parlamento

Como estratégia para chegar ainda mais longe com a Educação, considerando que o acesso à internet e à tecnologia não é igual para todos, a ALRN tem expandido também outra iniciativa da Casa: a Conexão Parlamento. O projeto consiste em uma parceria com as Câmaras Municipais de todo o estado para levar cursos e palestras presenciais – seguindo a todas as normas de segurança neste período de pandemia.

A partir de critérios estabelecidos pela Assembleia, o legislativo municipal cria e estrutura suas próprias escolas, disseminando também a educação legislativa para servidores e munícipes. Nesta vertente, estão previstos 13 cursos, de oito horas cada. Entre eles, Oratória, Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Inteligência Emocional, Cerimonial e Redação Oficial.

 

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.