BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Allyson Bezerra: “Como gestor, deixo de lado questões ideológicas”
Jovem de origem rural, o prefeito da segunda maior cidade do RN não quer nem ouvir falar de polarização e busca no diálogo a ferramenta diária para trabalhar por Mossoró
Redação
18/05/2021 | 08:08

Toda ação tem uma reação oposta de igual intensidade. Esta é uma lei clássica da física que tem sido aplicada também na política, diante da acentuada polarização ideológica. Ou você exerce sua força de um lado, ou do outro. Mas contrariando o que parece ser regra, o prefeito de Mossoró, Allysson Bezerra (Solidariedade), tem escolhido outro caminho: “Como gestor público, deixo de lado questões ideológicas no intuito de resolver os problemas do meu município”.

E é através do diálogo com os dois lados da polarização (numa ponta, a gestão estadual do Partido dos Trabalhadores, com Fátima Bezerra à frente, e, do outro, a extrema direita de Jair Bolsonaro na Presidência da República), que Allyson tem mantido sua aprovação entre os mossoroenses muito acima das duas pontas da disputa. Em pesquisa divulgada em abril, ele se destaca com 67% de aprovação, enquanto Fátima alcançou 42,36% e Bolsonaro apenas 25,39%.

“Eu entendo que o diálogo é a melhor estratégia para o desenvolvimento de toda sociedade, principalmente no meio político”, explicou o prefeito em trecho da entrevista segue abaixo, deixando claro que “dialogar” é o principal verbo de sua gestão. “O nosso modo de trabalho é o diálogo, independentemente de ser lado A ou lado B”, comentou, em outra resposta. “Tenho dialogado com os trabalhadores, com seus representantes, instituições do comércio, com a população em geral”, assinalou.

Allyson Bezerra cumpre seu primeiro mandato como prefeito, função que assumiu aos 28 anos de idade. Antes, estava cumprindo mandato como deputado estadual. Na entrevisata ao Agora RN, falou ainda sobre os desafios no enfrentamento da pandemia da Covid, dos avanços dos primeiros 100 dias e das metas para os próximos anos. Confira:

Agora RN – O senhor foi eleito prefeito de Mossoró, aos 28 anos de idade, sendo o mais jovem a assumir o Executivo nos últimos 100 anos e o terceiro da história. A juventude é, para o senhor, uma aliada ou exige mais traquejo político?

Allyson Bezerra – A juventude é um ponto muito positivo. A força e garra, que são próprias do jovem, são combustíveis a mais para seguir trabalhando e buscando o melhor para a população – buscando resolvendo demandas históricas do município. Tenho muita motivação, especialmente enquanto um jovem da zona rural, que vivi na pele as dificuldades de um jovem que quer estudar e crescer na vida. Acredito que com a força desse trabalho diário podemos transformar a vida dos mossoroenses.

Agora RN – Pesquisas recentes mostraram que, enquanto os governos estadual e federal aparecem com alto índice de reprovação em Mossoró, a gestão do Município desponta com aprovação de 67% dos mossoroenses. A quais fatores o senhor atribui essa vantagem?

Allyson Bezerra – A aprovação do nosso governo, como foi apresentada na pesquisa divulgada recentemente, é a prova que o nosso trabalho está dando resultado. A população reconhece isso nas ruas. Atribuo essa boa avaliação ao trabalho, empenho e transparência das ações desenvolvidas pela gestão, resolvendo problemas de décadas em diversas áreas, como na saúde e infraestrutura. Estou nas ruas todos os dias acompanhando os serviços de todas as secretarias e escutando o povo.

Agora RN – Como o senhor consegue se manter alinhado com as demais esferas, diante da polarização existente entre o Governo Federal e o Estadual? Como o senhor se coloca neste cenário, mais para a direita de Bolsonaro ou mais para a esquerda de Fátima?

Allyson Bezerra – Como gestor público, deixo de lado questões ideológicas no intuito de resolver os problemas do meu município. Em Mossoró, ao assumir o mandato em janeiro de 2021, encontramos um cenário de problemas graves e históricos, resultados da má administração de recursos e ações. O nosso modo de trabalho é o diálogo, independentemente de ser lado A ou lado B. Estou em constante diálogo com a governadora, bancada federal, deputados estaduais, nossos ministros e órgãos federais no intuito de conseguir benefícios para o povo mossoroense.

Agora RN – Como tem sido sua relação com a Câmara Municipal? Seus opositores políticos têm tentado dificultar suas ações?

Allyson Bezerra – Eu entendo que o diálogo é a melhor estratégia para o desenvolvimento de toda sociedade, principalmente no meio político. É através do diálogo com a Câmara Municipal de Mossoró que temos conseguido desenvolver um bom trabalho, aprovar leis e projetos importantes para a população. Acredito que o espírito público dos vereadores é fundamental para Mossoró avançar.

Agora RN – Um dos grandes gargalos do enfrentamento à Covid tem sido a queda de braço política, percebida desde a distribuição de vacinas às divergências nos decretos. Como a prefeitura de Mossoró tem lidado com isso?

Allyson Bezerra – Através do diálogo com a população, com os vereadores, com as classes afetadas criticamente pela pandemia. Tenho dialogado com os trabalhadores, com seus representantes, instituições do comércio, com a população em geral. Levamos as demandas discutidas com eles até a governadora e deixamos muito claro: estamos abertos para ouvir e discutir o que for melhor para toda a população. Mesmo não concordando com alguns pontos dos decretos e da atuação do governo, tenho agido com responsabilidade política e não politizando a pandemia.

Agora RN – A vacinação em Mossoró, segunda maior cidade do estado, está mais adiantada que na capital Natal. Quais são as principais metas do trabalho de imunização?

Allyson Bezerra- A meta é vacinar com eficiência e não deixar vacinas em estoque. A vacina é a nossa principal arma para vencer a pandemia. Em Mossoró, temos atuado fortemente, através da Secretaria Municipal de Saúde, para imunizar o nosso povo. Abrimos todas as 46 UBS’s para vacinação, inclusive aos finais de semana e feriados para vacinação e além disso contamos com parceria do SESI para realização da vacinação. Ou seja, colocamos toda nossa estrutura e equipes de todas as secretarias, além dos voluntários, para intensificar esse trabalho na campanha Mossoró Vacina, assim conseguimos resultados que colocaram Mossoró entre as cidades que mais vacinam no Brasil.

Prefeito planeja “profissionalizar ainda mais a máquina pública”

Agora – Ainda sobre o enfrentamento da Covid, como a prefeitura tem atuado para frear o avanço do vírus, para atender bem à população contaminada e para derrubar o número de mortes?

Allyson Bezerra – A preparação da rede municipal de saúde é nossa principal estratégia. Nas unidades de pronto atendimento temos salas vermelhas para atender pacientes com sintomas graves da doença. Além disso, contamos com usinas de oxigênio, abrimos mais leitos de UTI Covid-19 e abrimos o Centro de Testagem Covid-19 no Ginásio Municipal, realizando a testagem em massa da população. Estamos somando esforços para impedir a proliferação do vírus e combater a doença, principalmente com o tratamento para que a doença não se agrave e faça com que o paciente precise de um leito de UTI.

Agora – Do ponto de vista econômico, como a prefeitura tem colaborado para que a economia continue circulando, mesmo em tempos de restrições no comércio?

Allyson Bezerra – Lançamos o plano municipal de parcelamento de dívidas, que concede aos contribuintes até 90% de descontos e parcelamento dos débitos em até 60 vezes. Estamos em contato direto e diário com os trabalhadores de diversos segmentos e com instituições comerciais e empresas privadas dialogando sobre alternativas, principalmente devido às medidas necessárias em razão da pandemia da Covid-19, para os polos industriais, como cessão de terrenos, incentivos e outros. Apoiamos o aumento da produção e consequentemente a geração de empregos no nosso município. Medidas como essas mostram que enquanto gestão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estamos dialogando com todos os setores envolvidos na economia local para buscar e traçar metas diante do cenário atual e com perspectivas para o futuro

Agora – Com pouco mais de 100 dias de gestão, quais os principais avanços que o senhor destacaria em Mossoró?

Allyson Bezerra: Mesmo em pouco tempo de trabalho, nós conseguimos dar andamentos a ações importantes na gestão, como a retomada e início de obras de pavimentação, tapa-buraco, limpeza urbana, reforma e construção de 17 praças e equipamentos de lazer e esporte, entre outras na área da infraestrutura. Conseguimos também cumprir um importante compromisso nosso que é o pagamento em dia dos servidores e início do pagamento dos salários atrasados da gestão passada, que é um problema antigo e em pouco tempo conseguimos solucionar. Além de outras importantes conquistas como a municipalização do Estádio Nogueirão, o programa Tem Médico, que garantiu médico em todas as UBS’s onde existia ausência do profissional, inclusive, em algumas há mais de dois anos; também realizamos a drenagem urbana, para evitar alagamentos durante as chuvas, levamos água para a zona rural através do conserto e manutenção de bombas e dessalinizadores, bem como a manutenção das estradas vicinais. Entregamos obras importantes esperadas há 10 anos, como a Unidade de Educação Infantil da Estrada da Raiz e a Unidade Básica de Saúde do bairro Teimosos.

Agora RN – Como manter as outras áreas funcionando, mesmo com tantas demandas na Saúde?

Allson Bezerra – O nosso objetivo, que sempre citei durante a campanha conversando com as pessoas, foi profissionalizar a máquina pública, fazer a máquina funcionar em prol de quem realmente deve, o povo. Nesse tempo de gestão, já conseguimos fazer isso, destravando processos, buscando alternativas, e isso, claro, só foi possível graças a equipe de profissionais que conseguimos reunir e que estão a frente desse trabalho diariamente com muito empenho e a quem eu agradeço pela disposição.

Agora RN – Logo que a Covid seja superada, quais são as principais metas do mandato?

Allyson Bezerra – Temos como principais metas para os próximos meses zerar filas de cirurgias eletivas; a pavimentação de mais de 200 ruas; o investimento de R$ 20 milhões em asfalto e a construção de adutoras para comunidades rurais que ainda sofrem com a dificuldade de abastecimento de água. O objetivo é fazer Mossoró avançar com ações eficientes e transparência. É profissionalizar ainda mais a máquina pública. É garantir o atendimento médico nas unidades de saúde, garantir os medicamentos, realizar obras impactantes e necessárias à população. Nosso esforço e trabalho estão concentrados em fazer Mossoró avançar. Buscamos através do nosso trabalho diário dar dignidade ao nosso povo, orgulhar os mossoroenses que assim como eu, nasceram nessa terra e vivem nessa terra – terra de sonhos e oportunidades.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.