BUSCAR
BUSCAR
Arte
Alegria refletida em ilustrações
Dono de uma personalidade vibrante, o potiguar Yann Valber busca irradiar felicidade nas produções artísticas que publica nas redes sociais
Nathallya Macedo
23/06/2020 | 06:00

Bom humor e alegria em meio ao caos: mesmo enfrentando períodos difíceis, ainda há motivos para sorrir. É essa a mensagem que o potiguar Yann Valber, de 26 anos, quer transmitir para o mundo com as ilustrações autorais que publica na internet. Designer formado pela UFRN, o jovem expressa o próprio universo de maneira cômica em traços leves.

“Gosto de desenhar desde criança. Como vivi a minha infância em Jaçanã, no interior do estado, fui praticamente criado na frente da televisão. Então eu sempre assistia desenho animado. O meu preferido, inclusive, era Dragon Ball Z. Pensando hoje, vejo que inspirou bastante a minha arte no quesito das cores”, relembrou Yann. “Meu trabalho atual é divertido e cheio de cores fortes e vibrantes”.

Na faculdade, Yann aprendeu as técnicas da ilustração digital e, desde então, não parou. “Além do talento, nós precisamos pensar e desenvolver um projeto visual inicial, combinar formas, posições e elementos. A obra final vem de muito esforço e planejamento”, revelou.

A cultura pop também influencia as produções de Yann. “Ultimamente, a música me inspira. Já publiquei várias ilustrações de cantoras e algumas até repostaram. Adorei o resultado da minha reprodução de Lady Gaga em ‘Chromatica’, álbum lançado recentemente e que está sendo bastante comentado nas redes sociais”. No entanto, o jovem almeja introduzir, com maior frequência, experiências pessoais e particulares na própria arte.

“No início da quarentena, desenhei lugares onde eu queria estar. Agora, criei um personagem para demonstrar minhas emoções e reações durante esses dias inconstantes. O nome dele também é Yann e ele é muito enérgico, assim como eu. Tem gerado engajamento entre meus seguidores, muitos interagem e dizem sentir o mesmo. É legal demais essa troca, principalmente neste momento árduo. A arte já é um surto, mas do bem. Sem ela, estaríamos enlouquecendo de verdade”, evidenciou.

Criação de conteúdo

No perfil do Instagram, o ilustrador divulga as produções artísticas e, por causa do feedback, já é considerado um criador de conteúdo. “Sou quase um ‘servidor público da internet’, só não recebo pagamento ainda [risos]. As pessoas se identificam com as pequenas histórias das minhas representações e compartilham sempre.”, contou.

As aspirações do jovem seguem essa linha. “Não pretendo fazer exposições em galerias, por exemplo. Acho que seria um contraponto, talvez contraditório, já que meu trabalho é todo digital. Quero crescer nesse ambiente virtual e continuar alegrando as timelines daqueles que me acompanham. No futuro, também desejo fazer curtas de animação. Gosto do movimento e da possibilidade de comunicar outros aspectos, olhares e ângulos”.

Personagem Yann em ‘mood quarentena’. Foto: Arquivo Pessoal
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.