O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, suspendeu as operações nesta terça-feira 30 após técnicos da Infraero identificarem óleo espalhado na pista principal.
Até a última atualização, não havia previsão oficial para a retomada dos voos, que tiveram 80 chegadas e 82 partidas canceladas, além de 14 deslocamentos para o Aeroporto Internacional do Galeão.

O incidente ocorreu na noite de segunda-feira 29, quando um veículo de serviço que realizava inspeção espalhou óleo na pista.
A Infraero informou que, “tão logo foi identificado o vazamento, iniciou os trabalhos para a liberação da pista, com a remoção do veículo e a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável”. A retomada dos voos depende da completa remoção do produto, segundo a empresa.
O terminal registrou grande concentração de passageiros durante a manhã, com relatos de conexões perdidas e compromissos cancelados. João Gabriel Soares, diretor de operações de uma operadora de telefonia, disse: “A gente já estava com hotel pago, almoço marcado com fornecedor. Vamos perder muita coisa”.
O problema afetou outros aeroportos, como Congonhas (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF). A Infraero reforçou que o vazamento ocorreu durante manutenção preventiva noturna, “quando não há voos no aeroporto”, e que o ponto atingido é próximo à cabeceira da pista, utilizado tanto para pousos quanto decolagens.
Equipes de manutenção permaneceram durante toda a manhã no local, realizando a limpeza. “A Infraero reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros. O Notam já foi publicado. Demais informações estão sendo apuradas”, informou a empresa.