BUSCAR
BUSCAR
Economia
Aceleração da vacinação eleva projeção da Fecomércio para 2021
Diante do maior controle da pandemia da covid-19, expectativa é fechar o ano com um resultado de vendas superior a 2020, entre 5% e 10%
Redação
25/08/2021 | 06:05

O maior controle da pandemia com o avanço da vacinação contra a covid-19 impulsionou a intenção de consumo no Rio Grande do Norte, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), Marcelo Queiroz. A partir dos números observados neste começo de semestre, a expectativa é fechar o ano com um resultado de vendas superior a 2020, entre 5% e 10%.

“Nossas projeções indicam um segundo semestre bem mais positivo, sobretudo impulsionado por datas fortes para as vendas, como foi o Dia dos Pais, que nossa pesquisa indicou uma expansão de cerca de 20% nas intenções de vendas no Rio Grande do Norte”, revela Queiroz, que pontua ainda a presença de datas comerciais importantes até dezembro.

“Agora, teremos o Liquida Natal, na Capital, e o Aquece Mossoró, movimentando a segunda maior cidade do estado. Datas como Dia das Crianças e Black Friday também trarão uma contribuição significativa, fechando o ciclo com o Natal, que é o melhor período para o comércio. Minha expectativa é que devemos fechar o ano com um resultado de vendas superior ao ano de 2020, entre 5% e 10%”, destaca.

Queiroz fez a observação ao comentar a alta de 2,1% em agosto ante julho no indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada em análise nacional da Confederação do Comércio (CNC). Comparando com 2020, a alta foi de 6,1%. Com o aumento mensal na margem, o terceiro consecutivo, o ICF atingiu maior patamar desde abril (70,7 pontos), embora ainda se encontre abaixo do quadrante favorável, de 100 pontos. Os números do país, segundo Marcelo Queiroz, estão consonantes com as estimativas locais.

E o que justifica o bom resultado é o “controle da pandemia”, a partir da ampliação da vacinação em todo o país e no RN. Hoje, o Rio Grande do Norte já bateu a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose do imunizante, o que corresponde a quase 60% da população do estado. Destas, 813 mil já estão completamente imunizadas (23%).

O impacto positivo da vacinação, assim como da baixa na ocupação dos leitos de UTI, já surtiu um resultado expressivo na primeira grande data comercial deste semestre, o segundo domingo de agosto, além da maior movimentação turística no período de alta estação.

“Já registramos um bom movimento no Dia dos Pais, tivemos em julho uma movimentação de voos e ocupação da nossa rede hoteleira semelhante ao cenário de julho de 2019, o que é um alento para esse segmento que foi tão impactado ao longo de toda esta crise”, assinala Queiroz, enfatizando ainda que o maior fluxo turístico reflete em toda a cadeia econômica do setor de comércios e serviços. “De uma forma geral, tanto o consumidor quanto o empreendedor estão mais confiantes. Depois de 16 meses, as pessoas começam a se sentir mais relaxadas e seguras para uma retomada de suas atividades, o que faz a economia girar”, conclui.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.