Para erguer o troféu de campeão do 1º turno do Campeonato Potiguar, será necessário superar o principal rival. Este será o caminho de ABC e América, que farão mais uma edição do Clássico-Rei em busca de mais um capítulo de glória. Os dois clubes venceram a semifinal e agora vão duelar em jogo único, com mando do América, na Arena das Dunas para definir quem será o primeiro a levantar o troféu na competição deste ano. A partida acontecerá no próximo domingo 3, com torcida mista.
Os dois clubes entraram em campo no último final de semana. Primeiro, o ABC, no sábado, 24. O Mais Querido empatou em 2 a 2 contra o Santa Cruz de Natal, que saiu na frente e abriu vantagem de 2 a 0, com Paulinho marcando duas vezes. Daniel Cruz e Walfrido marcaram os gols do ABC, para empatar a disputa. Na disputa de pênaltis, o ABC levou a melhor por 4 a 2 e se classificou para a final do turno.
Durante a primeira fase, o time fez a melhor campanha e foi o líder do Grupo B, com seis vitórias e um empate. O Mais Querido venceu o Potiguar de Mossoró duas vezes; goleou o Força e Luz por 6 a 0 na primeira partida e empatou a segunda em 1 a 1; e venceu o Baraúnas duas vezes. Ao todo, foram 16 pontos conquistados.
O América recebeu o Baraúnas na Arena das Dunas, neste domingo 25, para o segundo jogo da fase semifinal do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2024. O placar final foi de 3 a 0 para o América. Gustavo Henrique marcou dois gols na vitória alvirrubra, abrindo o placar aos dois minutos de jogo, e ampliando aos 42 do primeiro tempo. Rodriguinho marcou o terceiro gol.
Líder do Grupo A, o alvirrubro somou 14 pontos na primeira fase. Na campanha, quatro vitórias e dois empates. Estes contra o Santa Cruz de Natal, na primeira e na última rodada. O clube venceu duas vezes o Potyguar Seridoense – ambos placares 1 a 0 – e também o Globo, com duas goleadas: 7 a 0 na segunda rodada – a maior goleada dos estaduais brasileiros até a última sexta-feira 23 – e 4 a 0 na quinta rodada.
MANDO DO AMÉRICA
Com campanhas iguais, seis vitórias e dois empates, coube ao América a possibilidade de ter o mando de campo. Isto porque, de acordo com o regulamento do Campeonato Potiguar, os critérios de número de vitórias e de saldo de gols são, respectivamente, os principais para desempate. Somando as semifinais, ambos os clubes fizeram seis vitórias e empataram duas vezes, chegando a 17 pontos.
Entretanto, o América finalizou a campanha com maior saldo de gols – 16, contra 11 do ABC. Portanto, o Mecão terá o mando de campo da partida, que acontecerá na Arena das Dunas. O jogo será no próximo domingo 3, às 16h, com torcida dos dois times.