O espetáculo “A Luta”, inspirado na terceira parte do clássico “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, será apresentado no Teatro Riachuelo Natal no dia 12 de abril, às 16h30. O monólogo, que transforma o palco em um campo de batalha, é protagonizado pelo ator Amaury Lorenzo, que dá voz e corpo à narrativa histórica dos conflitos entre os seguidores de Antônio Conselheiro e as tropas da República.
Com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf, a peça retrata as tensões entre fé e razão, progresso e tradição, povo e elite, revivendo a Guerra de Canudos. Lorenzo, indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro e FITA como Melhor Ator, interpreta um rapsodo moderno, utilizando apenas a fala e o corpo para narrar as investidas do exército brasileiro e a resistência dos habitantes do arraial.

Amaury Lorenzo, com 30 anos de carreira, começou a se interessar por arte aos 8 anos em uma escola de dança. Formado pela Royal Academy Dance Brasil e em Artes Cênicas pela UNIRIO, ele participou de produções como “Milagres de Jesus”, “O Rico e Lázaro”, “Apocalipse” e “A Terra Prometida” na Record.
Na TV Globo, atuou em novelas como “Pega Pega”, “A Força do Querer” e “O Outro Lado do Paraíso”. Em 2023, ganhou reconhecimento nacional ao interpretar Ramiro em “Terra e Paixão”, recebendo o prêmio de Revelação do Ano no Melhores do Ano do Domingão com Huck.
Os ingressos custam a partir de R$ 60 e estão disponíveis na bilheteria ou no site uhuu.com.