BUSCAR
BUSCAR
Faixa de Gaza

500 mil pessoas podem ficar sem comida e água potável caso não haja incremento da ajuda humanitária, diz porta-voz da ONU

Sem combustível, agência da ONU em Gaza só funcionará até quarta-feira
22/10/2023 | 13:09

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina só tem combustível suficiente para funcionar até quarta-feira (25) caso novos suprimentos não cheguem até a Faixa de Gaza.

Sem energia, o fornecimento de comida e água a meio milhão de pessoas será drasticamente afetado. A afirmação é de Juliette Touma, porta-voz da agência da ONU, em entrevista exclusiva à CNN sobre o conflito em Israel.

Pessoas na Faixa de Gaza precisam de abastecimento de comida e água. Foto: Reprodução/CNN
Pessoas na Faixa de Gaza precisam de abastecimento de comida e água. Foto: Reprodução/CNN

“O comboio que chegou com ajuda é de um número muito pequeno de caminhões, se compararmos com as reais necessidades na Faixa de Gaza. Vamos encerrar nossas operações na quarta-feira se o combustível não chegar, afetando a vida de mulheres grávidas, crianças, civis, pessoas como nós”, afirmou Juliette.

Segundo ela, 140 abrigos estão sendo usados em Gaza após um êxodo maciço de pessoas de suas casas. Escolas e clínicas se tornaram moradia de palestinos afetados pelo conflito, e a agência da ONU é responsável pelo fornecimento de pão e água potável.

“Sem combustível, a padaria não vai funcionar. Não conseguiremos entregar o básico de dignidade para essas pessoas, nem água para higiene pessoal será possível sem ajuda humanitária urgente”, apelou a porta-voz.

Até agora, 29 funcionários da agência da ONU para Palestina perderam a vida no conflito – metade deles, de acordo com Juliette Touma, eram professores  de alguma das 180 escolas mantidas pela entidade.

“A única maneira de sairmos desse caos é um cessar-fogo imediato, como defende a ONU. E até lá é necessário uma linha de abastecimento humanitário que garanta o funcionamento das organizações que atuam na região”.

Papel do Brasil

A presença do ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira no Egito neste final de semana, somado aos esforços do Brasil no Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma resolução contra o conflito, dão um peso significativo para o país na busca por uma solução do conflito.

“O papel do Brasil é muito importante e a ONU precisa agradecer ao país pelo seu esforço de defender ajuda humanitária e uma saída para esta guerra. O país contribui com financiamento da agência e está atento para questão da falta do combustível em Gaza e o impacto na vida das pessoas”, resumiu.

CNN BRASIL

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Tel Aviv em alerta: Sirenes disparam após ataque do Hamas com foguetes
Hamas assumiu a responsabilidade pelo ataque, dizendo que tinha como alvo Tel Aviv com uma "grande barragem de mísseis" em resposta aos "massacres contra civis"
26/05/2024 às 10:55
EUA prorroga isenção de tarifas para produtos chineses até 2025
No geral essas isenções tendem a recair em produtos médicos e algumas manufaturas
24/05/2024 às 21:28
Além de Luana Piovani, veja 7 famosos que já falaram abertamente sobre uso da maconha
Atriz causou alvoroço nas redes sociais na última quinta-feira 23 ao revelar que faz uso diário de cannabis
24/05/2024 às 16:26
Netflix muda preços para novos assinantes; veja os valores
Reajuste varia entre R$ 2 e R$ 5 para os três planos disponíveis: Padrão com anúncios, Padrão e Premium; plano Básico deixa de ser uma opção
24/05/2024 às 15:33
VÍDEO: Elenco do filme brasileiro “Motel Destino” dança Aviões do Forró no tapete vermelho de Cannes
Filme brasileiro teve sua primeira exibição no festival de cinema francês na quarta-feira 23
23/05/2024 às 15:54
Memórias Póstumas de Brás Cubas está no topo de vendas da Amazon
Em segundo lugar vem O Idiota, do autor russo Fyodor Dostoyesky
21/05/2024 às 16:51
Garota de programa é presa por manter relações com mais de 200 clientes sem revelar ser portadora de HIV
Autoridades alertaram que clientes possivelmente infectados podem estar espalhados pela Costa Leste dos EUA
21/05/2024 às 13:42
“Escandaloso”, diz Biden sobre pedido de prisão contra Netanyahu
Joe Biden classificou o pedido de prisão contra Benjamin Netanyahu de “escandaloso”, por igualar autoridades israelenses e membros do Hamas
20/05/2024 às 21:28
EUA rejeitam proposta brasileira de imposto global para bilionários
Proposta, aderida por cerca de 140 países em 2021, exigiria que os multimilionários pagassem impostos no valor de pelo menos 2% da sua riqueza total todos os anos
20/05/2024 às 19:31
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.