BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2024

Mais de 2,6 milhões no RN vão às urnas no domingo; veja como justificar ausência

TSE orienta eleitores fora do domicílio eleitoral a justificarem ausência pelo e-Título ou formulário; prazo é de até 60 dias após as eleições
Redação
04/10/2024 | 06:38

Mais de 2,6 milhões de eleitores no Rio Grande do Norte estão aptos a ir às urnas no domingo 6, para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 167 municípios. No entanto, os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral, ou seja, nas cidades onde moram e/ou votam, e não puderem votar devem justificar sua ausência, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a Justiça Eleitoral, a justificativa de ausência pode ser feita, de preferência, pelo aplicativo e-Título, disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store.

seção eleitoral
Eleitores que não justificarem sua ausência no dia das eleições poderão fazer isso até 60 dias. No RN, apenas o município de Natal pode ter segundo turno. Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

No dia da eleição, os eleitores também podem imprimir e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (em formato PDF) e entregá-lo nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais.

Os eleitores que não justificarem sua ausência no dia das eleições poderão fazer isso até 60 dias. No RN, apenas o município de Natal pode ter segundo turno, caso nenhum candidato seja eleitor por maioria absoluta (metade mais um dos votos) no próximo domingo.

Com 575,6 mil eleitores, a capital se enquadra nas exigências da Constituição e da Resolução TSE 23.734/2024, que determinam que apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos podem ter segundo turno.

Mais de 2,6 milhões no RN vão às uRio Grande do Norteas no domingo. Foto: Reprodução
Mais de 2,6 milhões no RN vão às urnas no domingo. Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral informou que, além do e-Título, a justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica, disponível no Portal do TSE, e ainda, por meio do preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), que pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado pelos Correios à autoridade da zona eleitoral responsável.

O TSE reforça que o formulário pós-eleição é diferente daquele utilizado no dia da votação, e os eleitores devem estar atentos para evitar erros na justificativa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS