Vinte quatro aves silvestres mantidas ilegamente em cativeiro foram apreendidas pela fiscalziação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal. Após denúncia, fiscais estiveram nessa quinta-feira 7 no local e flagraram a criação ilegal.
As aves da fauna brasileira que estavam em cativeiro são 19 Canários, 01 Golinha, 02 Rolinhas Cascavel e 02 Rolinhas Roxas. De acordo com informações da Supervisão de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade (Sanbio), o responsável admitiu estar ciente da proibição legal de criar animais silvestres, mas afirmou que mantinha a prática desde a adolescência por gostar de aves.
Leia também: Semurb identifica origem da nova “Língua Negra” na Praia de Areia Preta
Diante da situação, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental impondo a penalidade de apreensão das aves e dos apetrechos utilizados, como gaiolas e transportadores. “Ele alegou que não comercializava os animais e, ocasionalmente, soltava os excedentes em uma fazenda no interior do Estado. Devido a situação encontrada, os fiscais optaram em não lavrar o auto com multa, mas se for pego novamente será autuado com multa grave”, disse o supervisor de fiscalziação da Semurb, Iang Chaves.
As aves foram encaminhadas ao Aquário Natal e em breve serão devolvidas à natureza. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização é crime ambiental. Para qualquer suspeita de violação à legislação ambiental, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb para registrar denúncias e ajudar na proteção da fauna local.
Para denúncias o telefone é (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, pelo número 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).