BUSCAR
BUSCAR
Autismo

Natal inicia serviço de Avaliação Global para crianças com suspeita de autismo

Espaço Crescer funcionará no CEI Leste II, no Alecrim, com capacidade para atender 30 crianças por dia e emitir laudo no mesmo dia do atendimento
Redação
13/11/2025 | 14:49

A Prefeitura do Natal anunciou, nesta quinta-feira 13, o início do serviço de Avaliação Global para crianças com suspeita de autismo. A apresentação ocorreu durante visita técnica ao Espaço Crescer, localizado no Centro de Especialidades Integradas (CEI Leste II), na Rua Fonseca e Silva, nº 1129, no bairro do Alecrim.

Participaram da visita o prefeito Paulinho Freire, a vice-prefeita Joanna Guerra, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, além de técnicos e profissionais da rede municipal. O novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com duas equipes multiprofissionais distribuídas em seis salas de atendimento. A estrutura permitirá o acompanhamento simultâneo de crianças e familiares, com expectativa de 30 atendimentos diários — cerca de 600 por mês.

Capturar
Espaço Crescer, no CEI Leste II, atenderá crianças com suspeita de autismo em seis salas, com emissão de laudo no mesmo dia - Foto: Demis Roussos/Secom

Segundo o prefeito Paulinho Freire, o espaço foi criado para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir a fila de espera.

“Nós temos mais de 5 mil crianças na fila para serem atendidas, e esse é um passo muito importante para a saúde especializada da nossa cidade. Passaremos a ter dois turnos de atendimento em seis salas, o que vai ampliar significativamente a capacidade de resposta da rede. Há uma demanda muito grande e um pedido constante das famílias, por isso o foco principal será reduzir ao máximo essa fila. Vamos trabalhar com empenho para atender o maior número possível de crianças e garantir um serviço humanizado e eficiente”, afirmou.

A equipe do Espaço Crescer é composta por psicólogos, fonoaudiólogos, aplicadores de ABA, psicopedagogos, nutricionistas e neuropsicólogos, além do suporte de um neuropediatra. O modelo de trabalho prevê atuação integrada entre os profissionais, que compartilham observações e análises para emitir diagnósticos mais rápidos e completos. Com essa estrutura, o laudo diagnóstico será entregue no mesmo dia, permitindo que as famílias recebam imediatamente as orientações e encaminhamentos para o início das terapias.

A vice-prefeita Joanna Guerra afirmou que o novo serviço é resultado das ações do Comitê de Atenção às Pessoas com Deficiência, criado pela atual gestão. “O atendimento multiprofissional oferecido no Espaço Crescer representa um passo essencial para garantir acolhimento e direcionamento terapêutico às famílias, fortalecendo a rede de cuidado e inclusão das pessoas autistas em Natal”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, destacou que o serviço é inédito na rede municipal. “Estamos iniciando um serviço totalmente novo, com estrutura adequada e equipes capacitadas para realizar a Avaliação Global de forma ágil e humanizada. Infelizmente, a fila chegou a quase 5 mil crianças, e agora, com esse serviço inédito, passaremos a atender 30 delas por dia, o que representa cerca de 600 atendimentos por mês. É um avanço enorme para a rede”, afirmou.

Ele informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para implantar uma nova equipe de Avaliação Global na Zona Norte, na Policlínica, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e agilizar o diagnóstico.

De acordo com a diretora do CEI Leste II, Érica Melo, os agendamentos serão realizados por meio da Central de Regulação, a partir de encaminhamento médico. “A criança será inicialmente avaliada por pediatra ou neuropediatra, que definirá a necessidade de encaminhamento para a Avaliação Global”, explicou.