BUSCAR
BUSCAR
Segurança

PF cumpre mandados contra grupos criminosos em Natal, Mossoró e mais quatro cidades

No estado, operações Matriarca e Busting miram organizações criminosas investigadas por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes; ações fazem parte de ofensiva nacional em 14 estados
Redação
08/07/2026 | 08:30

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira 8, a Operação Força Integrada III, mobilização nacional que reúne ações simultâneas das 17 Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) em 14 estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, duas operações foram desencadeadas: Matriarca, em Natal, e Busting, em Mossoró, ambas voltadas ao combate a organizações criminosas investigadas por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos.

Na capital potiguar, a Operação Matriarca cumpre cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio e sequestro de bens. A investigação apura a atuação de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. As ordens judiciais foram expedidas no âmbito das investigações conduzidas pelas forças de segurança.

image
PF deflagra operação contra facções no RN com prisões, buscas e bloqueio de bens - Foto: divulgação PF

Em Mossoró, a Operação Busting cumpre 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Mossoró, Upanema, Areia Branca e Serra do Mel. A ação tem como foco uma organização criminosa que atua na região Oeste do estado. Os materiais apreendidos durante o cumprimento das ordens judiciais deverão subsidiar o avanço das investigações.

As operações realizadas no Rio Grande do Norte integram a Operação Força Integrada III, que reúne investigações relacionadas à atuação de organizações criminosas, tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e outros crimes em diferentes regiões do país.

Ao todo, a ofensiva nacional cumpre 179 mandados de busca e apreensão, 93 mandados de prisão e outras medidas cautelares autorizadas pelo Poder Judiciário. As FICCOs são compostas por instituições de segurança pública federais e estaduais que atuam de forma integrada no combate ao crime organizado, compartilhando informações e coordenando investigações para desarticular grupos criminosos.