BUSCAR
BUSCAR
Refis 2026

Macaíba prorroga Refis 2026 com descontos de até 100% em juros e multas

Pessoas físicas e jurídicas podem renegociar débitos de IPTU, ISS e alvarás até 30 de dezembro; condições variam para dívidas administrativas e processos judicializados
Agora RN
11/09/2026 | 11:49

A Prefeitura de Macaíba prorrogou até 30 de dezembro o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2026. O programa permite que pessoas físicas e jurídicas renegociem débitos tributários, como IPTU, ISS e alvarás, com parcelamento em até 36 vezes e descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas.

A renegociação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Tributação. As condições do Refis 2026 estão estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.651 e variam de acordo com a situação do débito e a quantidade de parcelas escolhida pelo contribuinte.

Prefeitura de Macaíba - Foto: Pref. Macaíba
Refis 2026 de Macaíba permite renegociar débitos como IPTU, ISS e alvarás em até 36 parcelas, com descontos de até 100% sobre juros e multas; adesão segue até 30 de dezembro. - Foto: Pref. Macaíba

Parcelamento pode chegar a 36 vezes

Para os débitos que estão na via administrativa, o contribuinte pode dividir o pagamento em até 36 parcelas. O percentual de desconto sobre juros e multas varia conforme o número de parcelas.

Nos casos em que os débitos já estão judicializados, o parcelamento pode ser feito em até 24 vezes.

As condições, portanto, são diferentes para quem possui uma dívida ainda na esfera administrativa e para os contribuintes com processos judicializados.

Pagamento à vista tem desconto de até 100%

Quem optar pelo pagamento em parcela única de um débito pela via administrativa terá desconto de 100% sobre juros e multas.

Para os processos judicializados, o pagamento em uma única parcela garante desconto de 50% nos juros e multas.

Nos parcelamentos, os percentuais de desconto são definidos de acordo com a quantidade de parcelas escolhida.

Prazo segue até dezembro

A adesão ao Refis 2026 está disponível tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e poderá ser realizada até 30 de dezembro.

O programa tem como objetivo facilitar a regularização de tributos atrasados e conter o índice de inadimplência no município.

Após quitar o débito negociado pelo Refis, o contribuinte fica em dia com o Município.

Mais detalhes podem ser conferidos AQUI.