BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia

Festival gastronômico celebra sabores do sertão em Acari

Evento reúne feira gastronômica, oficinas culinárias, apresentações culturais e shows musicais para valorizar ingredientes da caatinga e tradições alimentares do Seridó.
Por O Correio de Hoje
13/03/2026 | 14:51

O município de Acari, no Seridó do Rio Grande do Norte, recebe nesta sexta e sábado (13 e 14) o Festival Cultural Gastronômico “Do Sertão à Mesa — A Rota dos Sabores de Acari”, evento que propõe um mergulho na culinária sertaneja por meio de experiências gastronômicas, música, formação e cultura popular.

A programação reúne feira gastronômica, oficinas culinárias, apresentações musicais e atividades culturais abertas ao público, com shows de Nando Cordel, Soul Rebel, Julhim de Tia Lica e Banda CDC, que encerram cada noite do festival.

Capturar
Festival “Do Sertão à Mesa” reúne pratos típicos e ingredientes da culinária seridoense - Foto: carmem félix / governo do RN

Promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação José Augusto e da rede de Casas de Cultura Popular — com destaque para a Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros —, o festival tem como objetivo valorizar ingredientes da caatinga, fortalecer produtores locais e preservar modos tradicionais de preparo que fazem parte da identidade alimentar do Seridó.

Mais do que um evento gastronômico, a proposta é conectar tradição e contemporaneidade. O festival busca apresentar a culinária sertaneja como patrimônio cultural vivo, transformando Acari em um espaço de encontro entre saberes populares, criatividade culinária e turismo cultural.

A iniciativa conta ainda com apoio da Prefeitura de Acari, Associação Cultural Maestro Felinto Lúcio Dantas, Sebrae-RN, Geoparque Seridó e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Acari.

Um dos eixos do festival são as Oficinas Gastronômicas “Saberes do Sertão”, atividades gratuitas voltadas tanto ao público interessado em culinária quanto a estudantes e profissionais da área.

As oficinas abordam técnicas tradicionais e contemporâneas da cozinha regional, incluindo a produção dos biscoitos seridoenses e o preparo de pratos com camarão e outros ingredientes característicos da região.

Outra atividade destaca a cultura alimentar do Seridó, ressaltando o papel das mulheres como guardiãs das receitas, dos modos de preparo e da memória gastronômica local.

Programação

Sexta-feira 13
8h – Abertura da Rota dos Sabores e exposição de artesanato – Casa de Cultura
14h – Oficina gastronômica: Biscoito Artesanal de Ninho – Casa de Cultura
18h – Abertura da Praça de Alimentação – Show de Wescley Gama
18h30 – Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas – cortejo pelas ruas de Acari
19h – Concerto da Filarmônica – em frente ao Pavilhão Gastronômico
19h20 – Abertura oficial do festival