O senador Romário (PL-RJ) anunciou, nesta terça-feira 30, que abrirá mão da remuneração durante o período em que acompanha a Copa do Mundo — que está sendo realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Em pronunciamento por videoconferência no plenário do Senado, o ex-jogador informou que solicitou a suspensão do pagamento dos vencimentos e afirmou que devolverá aos cofres públicos qualquer valor que venha a ser creditado nesse período.
Segundo o parlamentar, a decisão foi voluntária e não implica afastamento do mandato. “Voluntariamente, abri mão do meu salário por todo o período em que estarei acompanhando a Copa. Não receberei salário desde o primeiro dia da Copa. O que for pago será devolvido aos cofres públicos”, declarou.

Romário explicou que preferiu não pedir licença do cargo para continuar apto a participar das votações no Senado. Entre as matérias que pretende acompanhar está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que propõe o fim da escala de trabalho 6×1.
“Votarei pelo fim da escala 6×1. O dia da votação ainda não foi marcado. Pelo compromisso que assumi de votar favoravelmente a essa matéria é que decidi não tirar licença no Senado. A tecnologia moderna permite que eu me conecte por vídeo e dê o meu voto”, afirmou.
Após o pronunciamento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ressaltou que a devolução do salário é uma decisão pessoal do senador e criticou o ambiente de ataques na política.
“Vossa Excelência tomou uma decisão pessoal, individual, sobre a devolução do salário. Está honrando o Brasil como sempre honrou, como campeão do mundo e senador reeleito pelo Rio de Janeiro. As agressões são tantas que estão forçando um colega senador a explicar que está abrindo mão da remuneração para devolver os recursos aos cofres públicos”, disse.
Romário acompanha a Copa do Mundo desde o início da competição e tem participado das atividades legislativas de forma remota, mantendo presença nas sessões e votações por videoconferência enquanto permanece nos Estados Unidos.
O ex-jogador foi contratado pela CazéTV no início de maio como um dos comentaristas da emissora durante o período dos jogos. O salário bruto de um senador equivale a R$ 46,3 mil. Com 39 dias de cobertura da Copa do Mundo — tempo de ausência em um cenário em que o Brasil chegue à final do torneio —, Romário receberia ao menos R$ 60 mil apenas de salário, sem contar demais adicionais.