BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Quatro pré-candidatos disputam eleitorado bolsonarista em Natal
Identificados com a pauta do atual governo, seja na área econômica, de costumes ou de segurança pública, pré-candidatos buscam ligar-se à imagem do presidente Jair Bolsonaro e se fortalecer junto à fatia do eleitorado natalense que concorda com as bandeiras do presidente. Em 2018, apesar de ter perdido no Nordeste como um todo, Bolsonaro venceu Haddad em Natal
Redação
08/08/2020 | 00:43

O presidente Jair Bolsonaro já disse, em mais de uma oportunidade, que não pretende se envolver nas eleições municipais deste ano. Publicamente, ele tem afirmado que tem “muito trabalho” em Brasília e que, por isso, não vai apoiar candidatos a prefeito e a vereador em 2020.

“Não pretendo apoiar prefeito em lugar nenhum. Não pretendo, deixar bem claro. Não tenho partido para exatamente não me meter em política este ano”, declarou a apoiadores em uma das passagens pela porta do Palácio da Alvorada no mês passado.

Para quatro pré-candidatos à Prefeitura do Natal, porém, o apoio oficial do presidente seria mais do que bem-vindo. São postulantes que, identificados com a pauta da atual gestão federal, buscam ligar-se à imagem de Bolsonaro e se fortalecer junto à fatia do eleitorado natalense que concorda com as bandeiras do presidente da República.

Além da identificação pessoal, a estratégia desses pré-candidatos é explicada pelo resultado eleitoral de 2018. Apesar de não ter vencido no Nordeste como um todo, Bolsonaro foi o mais votado em Natal nos dois turnos. Especificamente no segundo turno, derrotou Fernando Haddad (PT) com 52,98% dos votos válidos.

Coronel Hélio

Integrante do estafe da campanha presidencial de Bolsonaro no RN em 2018, o coronel-aviador Hélio Oliveira, hoje no PRTB, se considera o pré-candidato mais identificado com o presidente da República. Em 2019, coube a Hélio a coordenação estadual de criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro. Diante das dificuldades para coleta de assinaturas, o projeto do partido deve ser retomado apenas em 2021.

Para disputar a eleição de Natal, Coronel Hélio filiou-se ao partido do vice-presidente, Hamilton Mourão, e defende a mesma pauta da gestão federal. Ele ressalta que segue Bolsonaro desde 2014, quando o então pré-candidato à Presidência da República deu início ao resgate de “valores cristão e patrióticos”.

“Foram esses valores que nos fizeram nos aproximarmos dele. Nossa sociedade sofria de mazelas de corrupção, de ideologia e da falta de valores cristãos, o que machucava os conservadores. Essas bandeiras me norteiam até os dias de hoje”, afirma ao Agora RN o pré-candidato a prefeito de Natal.
Coronel Hélio afirma que, se for eleito prefeito, seguirá o mesmo caminho que Bolsonaro tem trilhado na Presidência, trabalhando “o resgate de valores cristãos, como a valorização da família e o combate à ideologia de gênero, tendo a família como centro”.

“E também me alinho com ele quanto à importância da nossa liberdade. E isso passa pelo plebiscito do armamento. Uma população armada jamais será cooptada pelo regime comunista, que tenta se instalar no nosso país. Passa também pela liberdade de expressão”, complementa o pré-candidato.

Nas esferas administrativa e econômica, Coronel Hélio também se diz alinhado com Bolsonaro. “Nós somos liberais, para gerar emprego e renda. Somos a favor de enxugar a máquina pública para que sobre dinheiro para investimentos prioritários”, finaliza.

Sérgio Leocádio

Outro pré-candidato que espera ter bom desempenho entre o bolsonarismo é Sérgio Leocádio (PSL). Filiado ao partido que elegeu Bolsonaro em 2018, o delegado aposentado se identifica com o presidente da República principalmente nas temáticas ligadas à área de segurança pública.

Locádio ressalta que nenhum pré-candidato a prefeito de Natal tem o direito de se rotular o “candidato de Bolsonaro” – até porque o próprio presidente disse que não apoiará ninguém nas próximas eleições –, mas que ele defende as mesmas bandeiras do chefe da República.

O pré-candidato do PSL à prefeitura da maior cidade do Rio Grande do Norte defende a modernização da administração municipal. “Eu sou um candidato de direita. Sou eleitor de Bolsonaro e o que for de propostas positivas para Natal eu estou abraçando. Eu acho que a gente tem que acabar com o viés ideológico extremo. O próximo prefeito tem que ser um gestor, que entenda de softwares, que implante a tecnologia na prefeitura, que está na ‘Idade da Pedra’”, afirma.

O delegado aposentado diz que o que mais o identifica com o presidente é a honestidade. “São 30 anos de atividade como delegado sem nada que abale minha reputação”, complementa.

Coronel Azevedo

Pré-candidato a prefeito pelo PSC, o deputado estadual Coronel Azevedo também defende o governo do presidente Jair Bolsonaro. Apesar de estar no mesmo partido do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel – desafeto de Bolsonaro, o parlamentar tem identificação com a pauta do governo federal.

Na Assembleia Legislativa, o deputado potiguar adota uma postura firme de oposição contra a governadora Fátima Bezerra (PT) e de alinhamento à gestão Bolsonaro. Na semana passada, enalteceu o Governo Federal pelo pagamento do Auxílio Emergencial.

“O governo Bolsonaro está permitindo o direito de preservação e sobrevivência a milhões de pessoas, no instante talvez mais difícil para o Brasil e o Rio Grande do Norte com a pandemia”, disse ele.

A pré-candidatura de Azevedo a prefeito de Natal tem sido discreta até agora, mas, em seus pronunciamentos, ele tem levantado bandeiras que lembram as do presidente Bolsonaro – ele se coloca como um nome da direita, conservador e que defende a família e os costumes cristãos.

Fernando Pinto

Quarto nome entre os mais identificados com Bolsonaro na eleição de 2020 na capital potiguar, o pré-candidato a prefeito de Natal pelo Novo, Fernando Pinto, registra que o seu partido foi o que mais apoiou o presidente da República no Congresso Nacional até agora. “E sem chantagens ou negociatas”, frisa.

Advogado e empresário, Fernando Pinto ressalta que o Novo “foi o primeiro partido a criticar o Estatuto do Desarmamento e a se declarar a favor do uso de armas por civis”. “A gente acredita na igualdade de armas para que o cidadão possa livremente se defender”, destaca.

O pré-candidato argumenta que há bandeiras que nasceram originalmente no Partido Novo e que, depois, passaram a ser adotadas por Bolsonaro – daí a identificação. “Institucionalmente, o Novo lançou vários projetos que Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia) carregam hoje. São bandeiras de liberal na economia, de privatização…”, assinala.

Fernando Pinto acrescenta que, assim como Bolsonaro, defende a visão liberal de que o Estado precisa ter o menor tamanho possível, para interferir o mínimo na vida da sociedade. “Todas as vezes que Bolsonaro defender mais Brasil e menos Brasília, ele será aplaudido por mim e pela sociedade brasileira”, finaliza.

Natal tem 15 pré-candidatos a prefeito

O número de candidatos à Prefeitura do Natal nas eleições deste ano só será definido durante as convenções, que ocorrerão de 31 de agosto a 16 de setembro. Até lá, vigoram as pré-candidaturas.

Atualmente, Natal soma 15 lideranças na lista de políticos interessados em ocupar a vaga que hoje pertence ao prefeito Álvaro Dias, pré-candidato do PSDB à reeleição. Além de Álvaro, 14 nomes despontam como pré-candidatos. São nomes dos mais diversos espectros da política, de variados matizes ideológicos e históricos políticos.

A maioria se posta no campo mais à esquerda ou à extrema esquerda, como Rosália Fernandes, do PSTU, ou mais à direita, como Hélio Oliveira, do PRTB. Entre um polo e outro, emergem nomes como Sandro Pimentel, do PSOL, Jean Paul Prates, do PT, Fernando Freitas, do PCdoB, Hermano Morais, do PSB, Carlos Alberto Medeiros, do PV, Kelps Lima, do Solidariedade, Pastora Jayde, do Democracia Cristã, Afrânio Miranda, do Podemos, Fernando Pinto, do Novo, Coronel Azevedo, do PSC, Sérgio Leocádio, do PSL, e Freitas Júnior, da Rede Sustentabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.