BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2026

Moro diz que trabalhará para “aposentar Lula” após ser eleito governador do Paraná

No primeiro discurso como governador eleito, senador afirmou que pretende fortalecer um projeto de mudança no país a partir do Paraná
Agora RN
05/10/2026 | 10:14

O governador eleito do Paraná, Sergio Moro (PL), afirmou neste domingo, 4, que pretende trabalhar para “aposentar Lula definitivamente” da política. A declaração foi feita no primeiro discurso após a vitória no primeiro turno das eleições, segundo reportagem da TMC.

Moro afirmou que pretende trabalhar por um “novo Brasil possível” e citou “percalços” enfrentados durante a campanha. Segundo ele, a vitória inicia um novo ciclo e o Paraná pode contribuir para fortalecer um projeto de mudança no país.

Moro foto Andressa Anholete Senado
Moro afirmou que pretende trabalhar por um “novo Brasil possível” Foto: Andressa Anholete/Senado

A trajetória política de Moro inclui a atuação como juiz federal na Operação Lava Jato. Em 2017, ele condenou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex do Guarujá. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações por entender que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o caso. Em decisão separada, a Corte confirmou a suspeição de Moro na ação do tríplex e anulou os atos do ex-juiz nesse processo.

No discurso, o governador eleito também criticou a atual administração. Moro afirmou que o uso da máquina pública e de “fake news” não foi suficiente para deter a vontade popular.