O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou na noite deste domingo 25 que a prorrogação do horário de votação até as 19h não comprometeu o processo eleitoral. A declaração foi feita após a confirmação da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno.
Segundo o ministro, a ampliação do horário exigiu adaptações nas rotinas da Justiça Eleitoral, mas as providências adotadas pela equipe técnica permitiram dar continuidade à apuração.

“Volto a dizer: não houve nenhuma alteração advinda da decisão judicial. Temos absoluta confiança em todo o processo eleitoral”, declarou.
Kassio explicou que milhares de urnas já haviam sido encerradas quando a decisão foi tomada. Como os equipamentos não permitem a reabertura depois do encerramento da votação, o tribunal precisou lidar com seções em situações diferentes.
Uma das medidas foi suspender temporariamente o recebimento dos boletins de urna, documentos que registram os votos contabilizados em cada seção. De acordo com o presidente do TSE, o bloqueio buscou impedir o acesso antecipado a informações sobre a votação.
A mudança também exigiu reforço na segurança de servidores e mesários. Apesar das dificuldades operacionais, Kassio sustentou que os procedimentos adotados preservaram a apuração.
A extensão do horário foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a campanha de Lula apresentar alegações de dificuldades no transporte de eleitores. Antes disso, a campanha de Flávio também havia solicitado mais tempo de votação em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em razão das condições climáticas.
Após o resultado, Flávio anunciou que pretende pedir a anulação da eleição. A declaração de Kassio trata das condições de realização e totalização do pleito e não representa julgamento de eventual pedido de anulação.