BUSCAR
BUSCAR
Jornalismo
Jornalista e publicitário Alex Medeiros estreia coluna no Agora nesta quinta
Diariamente, coluna do jornalista, que tem mais de 30 anos de experiência do assunto, vai abordar no jornal impresso temas da política, do esporte e do entretenimento
Redação
23/01/2018 | 01:00

Entre as novidades preparadas pelo Agora RN para marcar o aniversário de 1 ano da versão impressa, a edição da próxima quinta-feira, 25, contará com a estreia de uma coluna assinada pelo jornalista e publicitário Alex Medeiros. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação, Alex vai comentar diariamente assuntos da política, do esporte e do entretenimento.

A experiência de Alex Medeiros como colunista iniciou em 1987, quando ele começou a assinar um espaço sobre publicidade no extinto Diário de Natal. Pouco tempo depois, a coluna passou também a tratar sobre cinema e história em quadrinhos.

A variedade nos assuntos se manteve nos anos seguintes, e em 1995 a coluna foi transferida para o jornal Tribuna do Norte, veículo no qual permaneceu por algum tempo até voltar ao Diário.

Em 1999, na celebração do primeiro aniversário d’O Jornal de Hoje, Alex Medeiros passou a escrever no veículo e continuou lá até o encerramento das atividades da versão impressa, em 2015.

No Jornal de Hoje, Alex Medeiros se notabilizou por escrever duas colunas diariamente por aproximadamente dois anos. “Eu escrevia uma para o JH 1ª Edição, pela manhã, e outra para o vespertino Jornal de Hoje”, conta Alex, que também teve uma passagem como colunista pelo Jornal do Brasil.

Em todo este período, as colunas de Alex traziam, além das notas sobre temas gerais, um texto principal de abertura que analisa temas do cotidiano, normalmente crônicas ou outros gêneros literários/jornalísticos. Para a coluna no Agora RN, o jornalista promete o mesmo estilo.

Além da atuação como colunista de veículos impressos, o jornalista e publicitário também teve experiências em programas de rádio e televisão, notadamente na Rádio CBN e na TV Tropical, emissoras nas quais apresentou o programa “Questão Política”, com o jornalista Jânio Vidal e, no primeiro caso, também com Franklin Machado.

“Todos ao vivo, nunca gostei de fazer programa gravado. Sempre tive isso de elaborar textos rápidos e improvisar. O ‘Questão Política’ era muito bom. Todos paravam para ouvir a ‘briga’ de Jânio com Alex”, resgata, se referindo aos debates que protagonizava com o companheiro de bancada.

Alex Medeiros também se destacou no jornalismo local pelo site Sanatório da Imprensa, nome inspirado no Observatório da Imprensa, veículo concentrado na crítica da mídia – impressa ou não. Criado em 1999, o Sanatório tinha como característica a irreverência no tratamento de assuntos do cotidiano, além de ter colaboradores do mundo inteiro.

“Havia colunistas como Nelson Motta, Ziraldo, Zuenir Ventura, Nêumanne Pinto, Juca Kfouri… era anarquista e tinha muito sarcasmo, picardia e crítica. Havia também muitos personagens dos quais eu estava por trás”, lembra.

LIVROS

Autor de cinco livros (de crônicas, história em quadrinhos e poesia), Alex Medeiros prepara para 2018 o lançamento de mais duas obras.

Uma delas, segundo ele, está praticamente finalizada: “Os filhos dos deuses”, uma coletânea de crônicas sobre os maiores jogadores de futebol de todos os tempos (de 1863 até hoje). Serão 235 homenageados, atletas que, de alguma forma, marcaram o esporte.

Além deste, outro livro está em processo de finalização: uma compilação de haicais inspirados na música dos Beatles.

COLUNA NO AGORA

Ao assumir uma coluna diária, Alex Medeiros diz estar entusiasmado com o novo compromisso. Ele afirma que, com o avanço da internet sobre as plataformas impressas, veículos como o Agora RN têm de fugir do relato factual, partindo para a análise dos assuntos do dia a dia.

“Quanto ao formato de distribuição gratuita, isto é uma realidade na Europa já. Espero que dê certo”, finaliza.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.