BUSCAR
BUSCAR
Eleições

Flávio Bolsonaro publica diplomas após revelação sobre curso de pós que ele não fez

Senador divulgou três certificados após UFRJ informar que não encontrou registro de curso atribuído a ele em páginas oficiais
Por O Correio de Hoje
13/08/2026 | 16:46

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) divulgou, na noite de quarta-feira 12, imagens de três diplomas acadêmicos após a revelação de que perfis oficiais atribuíam a ele uma pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), curso que o parlamentar não realizou. A formação mencionada nas páginas do Senado, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e em biografias de campanha não aparece entre os certificados apresentados.

“Para que não restem dúvidas sobre minha formação acadêmica, conquistada à base de vários anos de muito estudo e dedicação, seguem meus diplomas”, escreveu Flávio nas redes sociais. Na publicação, ele informou ser bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 2006.

Flávio Bolsonaro em pé no plenário do Senado, segurando um microfone, com parlamentares e cadeiras ao fundo
Flávio Bolsonaro divulgou três diplomas acadêmicos após a revelação de que perfis oficiais atribuíram a ele uma pós-graduação em Ciências Políticas pela UFRJ - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador também apresentou um diploma de especialista em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, vinculado à Universidade Cândido Mendes (Iuperj-Ucam), e pela Escola de Políticas Públicas e Governo. O terceiro certificado corresponde a um MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ao divulgar os documentos, Flávio afirmou que está próximo de completar 24 anos de vida pública. Ele também citou sua passagem pela Alerj, onde exerceu quatro mandatos como deputado estadual e presidiu as comissões permanentes de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e de Defesa Civil.

A controvérsia começou após veículos de imprensa identificarem a suposta pós-graduação em Ciências Políticas nas páginas institucionais do Senado e da Alerj. No perfil mantido pelo Legislativo fluminense, a formação era atribuída especificamente à UFRJ.

Consultada, a universidade informou não ter localizado registros de que Flávio Bolsonaro tenha estudado na instituição. A campanha do senador classificou as referências à pós-graduação como “equívocos” e afirmou que o dado pode ter sido reproduzido de páginas da internet, como a Wikipédia.

O episódio também passou a ser explorado por adversários na disputa presidencial. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) questionaram a presença da formação acadêmica não comprovada tanto em páginas oficiais quanto em uma biografia de Flávio divulgada anteriormente pela própria campanha.