BUSCAR
BUSCAR
Pesquisa

Datafolha aponta que 88% dos eleitores de Flávio Bolsonaro defendem manutenção de candidatura à Presidência

Levantamento mostra queda em simulações de voto após revelações sobre relação com ex-banqueiro preso no caso Master
Redação
23/05/2026 | 11:38

Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 20 e 21 de maio aponta que 88% dos eleitores que declaram voto no senador Flávio Bolsonaro defendem que ele deve seguir na disputa à Presidência mesmo após as revelações da ligação dele com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso por causa do escândalo do caso Master.

O levantamento mostra que 10% dos eleitores de Flávio querem que ele desista da candidatura, enquanto 2% não sabem. A pesquisa ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades. A margem de erro do levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o código BR-07489/2026, é de dois pontos para mais ou menos.

Flávio Bolsonaro
Pesquisa Datafolha indica que maioria dos eleitores de Flávio Bolsonaro defende manutenção da pré-candidatura à Presidência - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Nesta rodada, o Datafolha indica variação na intenção de voto do senador. Na simulação de primeiro turno, ele passou de 35% para 31%, e no segundo turno, de 45% para 43%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou de 38% para 40% no primeiro turno e de 45% para 47% no segundo.

Segundo o levantamento, 64% do eleitorado total tomou conhecimento das conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro. Entre os eleitores do senador, esse percentual é de 72%.

Para 54% dos eleitores de Flávio, a relação dele com Vorcaro é próxima, mas 73% afirmam que ele mantém confiança. Para 53%, o senador agiu corretamente ao pedir dinheiro ao ex-banqueiro.

No recorte geral, 48% defendem que Flávio Bolsonaro deve desistir da candidatura e apoiar outro nome, enquanto 44% dizem que ele deve permanecer na disputa.

Caso o senador não continue na corrida eleitoral, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece como principal nome para substituí-lo. Entre os eleitores de Flávio, 60% a apontam como primeira opção. No eleitorado geral, esse percentual é de 39%.