BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Coluna do Agora Parnamirim: Nomes em jogo
Confira os destaques da Coluna Agora Parnamirim, publicada na edição n° 6 do jornal Agora Parnamirim, de 10/06/2019 a 14/06/2019
Agora Parnamirim
10/06/2019 | 08:59

A campanha de 2020 chegou cedo em Parnamirim, antes até do que se esperava. Pelas redes sociais e em reuniões de grupos, candidatos já estão mostrando a cara e montando suas plataformas eleitorais. Muitos estão antecipando as articulações, a fim de se viabilizar logo para a disputa.

Na situação, o prefeito Rosano Taveira, que na campanha passada havia prometido ficar apenas um mandato, já anunciou que pretende disputar a reeleição. Procura um candidato a vice, já que sua relação com Elienai Cartaxo andou estremecida. A repetição da chapa, contudo, não está totalmente descartada.

Na oposição, o espectro é amplo. Diversos nomes são colocados como pré-candidatos, com destaque para figuras como o tabelião Airene Paiva, o ex-deputado Carlos Augusto Maia, os ex-vereadores Gildásio Figueiredo e Ricardo Gurgel, os professores Daniel Américo e Iran Padilha, a vereadora Professora Nilda e o jornalista José Pinto Júnior.

Outros nomes têm conversado sobre a sucessão, mas não deverão pintar como candidatos. Esses devem ficar reservados aos bastidores. São eles o ex-prefeito Maurício Marques dos Santos, o ex-deputado estadual Gilson Moura e o ex-vice-prefeito Epifânio Bezerra.

IGUAIS E DIFERENTES

Tanto a Prefeitura de Parnamirim quanto a de Natal alcançaram na semana passada o bom patamar de 48% de comprometimento da receita com despesa com pessoal. Resultado igual, mas receitas distintas. Taveira fez um forte arrocho nas contas, limando contratos, forçando a demissão de servidores não estáveis e freando os investimentos. Em Natal, a solução dada pelo prefeito Álvaro Dias foi mais criativa e não precisou ser tão dura. O prefeito da capital também foi mais feliz em suas idas a Brasília. Na capital, conseguiu recursos federais para obras importantes.

COTADOS PARA VICE

Pelo menos quatro vereadores da atual legislatura são colocados como potenciais candidatos a vice-prefeito nas eleições 2020. Entre eles estão Abidene Salustiano (PSC), o presidente Irani Guedes (PRB), Kátia Pires (PTC) e Pastor Alex Nunes (Solidariedade).

CHEGA MAIS

O prefeito Rosano Taveira andou conversando com o tabelião Airene Paiva, pré-candidato de oposição. Eles estariam chegando a um entendimento, segundo apurou a Coluna. Nesse contexto, não se espantem se Sufia Nunes, mulher de Airene, aparecer como candidata a vice do atual prefeito nas eleições do ano que vem.

CASAMENTO PERFEITO

Uma fonte da Coluna que tem vista privilegiada para o diálogo entre Taveira e Airene resume a aproximação dos dois e as consequências para o pleito municipal. “A chapa venceria as eleições por WO, pois seria o casamento perfeito, da máquina pública com o dinheiro”.

NOVO CENÁRIO

As notícias de que Taveira e Airene andam conversando mexeram com a política parnamirinense. Integrantes da oposição, que buscam a união em torno de um nome, se coçaram com a informação e desanimaram. Já aqueles próximos ao prefeito e que almejam compor a chapa na condição de vice cresceram os olhos para a possibilidade de Sufia Nunes ocupar o espaço.

A FAVOR OU CONTRA?

O prefeito Rosano Taveira e o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, ainda não se manifestaram quanto ao projeto que estica os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores até 2022. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e é defendida pela Femurn, a federação dos prefeitos do Rio Grande do Norte. São a favor ou contra?

CEGOS EM TIROTEIO

Aliados de Taveira estão buscando entender qual é o nível da aproximação do prefeito com Carlos Eduardo Alves – se é que há. Até agora, Taveira não reuniu sua bancada de sustentação na Câmara para dizer em que pé está sua articulação com o ex-prefeito de Natal. Os aliados do governo querem saber o que mudou e o que Carlos Eduardo ganhará em troca “entrando” na gestão municipal.

VOLTA AO JOGO

Engana-se quem pensa que a vice-prefeita Elienai Cartaxo é carta fora do baralho. Com forte prestígio junto ao segmento evangélico e melhorando a gestão à frente da Secretaria de Assistência Social, a vice deixou de ser descartada pelo grupo governista e começou a ser vista com bons olhos pela oposição, que tenta “converter” alguém do outro lado.

QUE ESTÁ HAVENDO?

Chamaram a atenção, na semana passada, as críticas formuladas pelo presidente da Câmara à gestão municipal. Perguntado se haveria algum estremecimento na relação com Taveira, Irani respondeu que não. Os vereadores têm dito, para despistar alguma rusga, que a atual legislatura não é subserviente ao Executivo, pois tem foco nos interesses do município.

SOLIDARIEDADE

Nas eleições do ano que vem, estarão proibidas coligações para a eleição proporcional, de vereador. Por causa disso, estão intensas nos bastidores as articulações dos partidos para formar boas nominatas. Uma dessas siglas é o Solidariedade, que tem atualmente três vereadores: Binho de Ambrósio, Pastor Alex Nunes e Paulão Júnior. E só, praticamente.

REGIME PRÓPRIO

Com a discussão nacional em torno das mudanças nas regras para aposentadoria, sumiram de Parnamirim aqueles que defendiam um regime próprio de Previdência para o município. Hoje, ao verem o rombo previdenciário no País e no Estado, reconhecem que a ideia não era boa. Caso o projeto tivesse prosperado, os vereadores certamente estariam às voltas com a necessidade de revisar o sistema.

ÉTICA

A Câmara de Parnamirim criou esta semana sua Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A vereadora Kátia Pires (PTC) será a presidente do colegiado, que terá ainda Ana Michele Cabral (PT), Paulão Júnior (Solidariedade), Professora Nilda (PRP) e Vandilma Oliveira (MDB).

O SOM DA NOTÍCIA

A rádio Agora FM, operando na frequência 97,9, é um sucesso em Parnamirim. Na cidade, é crescente a audiência da emissora, que dá destaque no seu noticiário aos assuntos do município. Vale lembrar que a Agora FM é uma rádio pensada para quem gosta de informação. Durante o dia inteiro, 10 programas jornalísticos levam notícias em tempo real para os ouvintes, tudo isso mesclado com muita opinião e também entretenimento, variedades e humor.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.