BUSCAR
BUSCAR
Reação

Ex-presidente Jair Bolsonaro rebate Lula: ‘Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?’

No interior capixaba, Lula acusou Bolsonaro de covardia e de tentar articular um golpe de Estado
Redação
12/07/2025 | 09:00

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu, nessa sexta-feira (11), as declarações feitas a ele pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento oficial do governo federal realizado no Espírito Santo. As informações são do Diário do Poder.

A troca de farpas reacende a tensão política entre os dois líderes em meio à crise diplomática com os Estados Unidos e aos desdobramentos judiciais que envolvem o ex-presidente.

srysyseryy
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Lula Marques/ABr

“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça”, afirmou Lula no palanque.

“Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?”, escreveu o ex-presidente.

O presidente também ironizou a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, ao sugerir que ele teria viajado aos Estados Unidos para interceder junto ao presidente norte-americano Donald Trump em favor do pai.

“Mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai, não deixa meu pai ser preso’”, declarou Lula.

A crítica foi feita em meio à recente decisão de Trump de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, o chamado “tarifaço”, medida que Lula associou à suposto tentativa de interferência internacional promovida por Eduardo Bolsonaro.

Durante o evento, Lula também atacou a integridade moral de Bolsonaro ao comentar o conteúdo da carta enviada por Trump, em que o republicano afirma que o ex-presidente brasileiro sofre uma “caça às bruxas” no Brasil.

“É preciso criar vergonha na cara, porque a coisa mais pequena de um homem é ele não ter caráter”, afirmou Lula, sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS