BUSCAR
BUSCAR
Prefeito de Natal
Álvaro critica “exploração” de suicídios: “Deveriam deixar de lado as redes sociais”
Médico de formação, prefeito de Natal afirmou que a exploração do tema da maneira como vem acontecendo pode estimular mais suicídios na ponte Newton Navarro
Redação
03/06/2019 | 11:46

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, criticou o que classificou como “exploração” de casos de suicídio na ponte Newton Navarro por pessoas que, segundo ele, estão “em busca de holofote para inflar seus egos” e com o objetivo de atingir “outros objetivos que não sejam o interesse público e humanitário”.

Em nota distribuída à imprensa no fim de semana, o prefeito de Natal afirmou, sem citar algum nome em específico, que pessoas têm usado os casos de suicídio na ponte “distorcendo, fantasiando e publicizando” os fatos, de modo a buscar “tirar dividendos para alcançar objetivos pessoais”.

Álvaro Dias frisa que sua crítica não é direcionada aos voluntários que têm acampado na cabeceira da ponte para evitar que pessoas atentem contra a própria vida. Esses, segundo o prefeito, são “bem-intencionados”, diferentemente daqueles que querem alcançar “interesses inconfessáveis”.

O gestor municipal esclareceu, como em resposta a cobranças por mais ação do poder público no enfrentamento aos suicídios, que a Prefeitura tem auxiliado, na medida do possível, o trabalho dos voluntários na ponte, ao disponibilizar tendas, banheiros químicos e guardas municipais para fazerem a segurança da área.

“É preciso que se diga que a ponte Newton Navarro é um instrumento viário construído pelo governo do Estado com verbas do governo federal e inaugurado em 2007. Portanto, não cabe a intromissão indevida do município em um equipamento que não tem a atribuição de gerir, sob pena de responsabilização do gestor”, ponderou.

Segundo o prefeito, ao agir assim, o Município contribui efetivamente para o trabalho dos voluntários, “diferentemente de alguns que possam estar querendo usar o movimento com outros objetivos que não sejam o interesse público e humanitário”.

Médico de formação, Álvaro Dias acrescentou, na nota, que a exploração do tema da maneira como vem acontecendo pode estimular mais suicídios na ponte Newton Navarro. “O suicídio ‘publicizado’ serve como um gatilho para uma pessoa sugestionável, o que os especialistas chamam de suicídio por contágio”, disse, ao se referir ao efeito Werther, estudado pela ciência.

Por fim, o prefeito de Natal elogiou o trabalho dos voluntários que agem discretamente para reduzir os casos de suicídio na capital potiguar. “Os que efetivamente querem ajudar deveriam deixar de lado as redes sociais e as câmeras para buscar soluções que vão muito além de uma ação pontual em um local da cidade, mas implicam na elaboração de uma política de saúde pública e também em um trabalho humanitário louvável como fazem diariamente, no anonimato, muitas instituições sociais ou religiosas de diferentes denominações”, encerrou.

Comitê da Câmara dos EUA divulgou ao menos 44 decisões sigilosas de Moraes no STF
Despachos foram incluídos no relatório com os códigos de verificação de autenticidade censurados com uma tarja, o que impede a validação da veracidade das peças no STF
18/04/2024 às 18:04
Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.