Resultado
Empresário investigado por dar festa doente testa negativo para a Covid-19
Novo exame feito pelo empresário foi realizado na última sexta-feira (8), com o resultado divulgado na segunda-feira (11)
Por Junior Lins / Agora RN - Publicado em 12/05/2020 às 13:35
Reprodução
Exame negativo do empresário Chagas Neto para coronavírus
Publicidade
O empresário Chagas Neto, de 28 anos, virou alvo de uma investigação da Polícia Civil de Carnaubais, município do Oeste potiguar, após promover uma festa com a presença de 20 pessoas, enquanto estava sob suspeita de coronavírus, no dia 28 de março. Na segunda-feira (11), o resultado de um exame feito pelo empreendedor apontou que ele nunca havia contraído a doença.

Além da investigação, a situação gerou críticas pelas redes sociais e repercussão nacional. A circunstância agravou mais para Chagas Neto quando a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou que o empresário havia contraído a doença e poderia ter disseminado para as demais pessoas presentes no evento que promoveu.

Inconformado com o resultado, Neto procurou a Sesap para realizar uma contraprova, mas recebeu um e-mail do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (Cievs) com a informação de que não seria necessária outro teste, pois ele não apresentava mais os sintomas da Covid-19.

"Procurei fazer uma contraprova. Comecei a estranhar, pois nenhuma pessoa ao meu redor havia apresentado nenhum sintoma e o coronavírus é uma doença altamente contagiosa, todos sabemos disto", contou em entrevista exclusiva ao Agora RN.

E-mail enviado pelo Cievs para o empresário. Foto cedida por Chagas Neto.

O resultado do primeiro exame, segundo Chagas Neto, foi informado para a Secretaria Municipal de Carnaubais, que o notificou sobre a infecção, mas o empresário não recebeu os papéis do teste até pedir que seus advogados fossem buscar.

"Só fui informado que tinha sido positivo. Só tive acesso aos exames após meus advogados irem buscar o resultado", relatou.

O primeiro teste do empresário foi por meio do RT-PCR, que faz a detecção do vírus a partir do material genético. O resultado deu "detectável" para o SARS-Cov-2.

Imagem do primeiro exame feito pelo empresário. Resultado deu detectável para o coronavírus.

Com a falta dos exames nos laboratórios privados do Rio Grande do Norte, Chagas Neto demorou para fazer outro exame, mas assim que os testes ficaram disponíveis, o empresário realizou um teste e o resultado foi negativo. Neto realizou o procedimento na última sexta-feira (8).

Mesmo testando negativo para o vírus, Chagas Neto afirmou que irá fazer um novo exame e juntar ao antigo resultado para poder reivindicar seus direitos. Os testes realizados irão servir para a defesa do empresário no inquérito aberto contra ele.

Resultado do segundo exame feito por Chagas Neto.

Arrependimento

Mesmo com o resultado negativo, Neto, que estava cotado a concorrer a vice-prefeito de Carnaubais, se arrepende de ter dado a festa. As agressões sofridas nas redes sociais interferiram também na vida da sua família.

"Me arrependo. Não faria novamente, tenho certeza disto. Minha família sofreu muito. Minha mãe ficou depressiva, foi uma sensação terrível", explicou.

Chagas Neto emitiu uma nota para expor o fato de não ter contraído o novo coronavírus. Confira:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia abre inquérito
Publicidade
Publicidade