O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que as obras de restauração da Ponte de Igapó, em Natal, devem ser concluídas apenas em maio de 2025, o que significa um adiamento de dois meses no cronograma.
Os serviços estão sendo realizados desde setembro do ano passado. Inicialmente, a previsão do Dnit era que a obra fosse finalizada em março de 2025.
Desde o início das obras, um lado da ponte foi fechado, direcionando o fluxo de tráfego no sentido Zona Norte-Centro. No último sábado 27, o tráfego foi revertido para o lado oposto, resultando em novas complicações.
O Dnit afirmou, por meio de nota, que “o valor da obra é de aproximadamente R$ 20,8 milhões”. O Departamento também disse que “permanece a restrição de passagem para veículos de passeio nos horários das 6h às 8h, priorizando assim o transporte público”.
Ao todo, a obra está orçada em R$ 20,8 milhões e prevê a restauração completa da ponte. A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia Ltda., sediada em Recife (PE). A contratação aconteceu no modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC-I). Nesse modelo, uma empresa vence a licitação tanto para elaborar o projeto quanto para executar a obra propriamente dita.
Os serviços previstos para a ponte compreendem a restauração e reforço de estacas, blocos e pilares, substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos, além da substituição do revestimento asfáltico.