BUSCAR
BUSCAR
Crítica

Obama critica Trump em comícios no EUA antes das eleições para governador

Ex-presidente afirma que governo atual oferece “uma nova dose de ilegalidade, imprudência, maldade e pura loucura” e alerta sobre riscos à democracia
Redação
02/11/2025 | 11:46

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama criticou neste sábado 2 o presidente Donald Trump em comícios na Virgínia e em Nova Jersey, às vésperas das eleições para governador nos estados, que acontecem na terça-feira 4. Nova York também elegerá um novo prefeito.

Em Norfolk, Virgínia, Obama afirmou que “todos os dias a atual Casa Branca oferece às pessoas uma nova dose de ilegalidade, imprudência, maldade e pura loucura” e criticou o Congresso por se recusar a contradizer Trump. Ele disse ainda estar preocupado com a Suprema Corte, que, segundo ele, “demostra nenhuma disposição para conter os excessos desta administração”.

It was great being back in Norfolk, Virginia today to support @abigailspanberger for GoveRio Grande do Norteor. A
Barack Obama discursou para milhares de pessoas em Norfolk e Newark, criticando políticas do presidente Trump e incentivando a participação dos eleitores - Foto: Reprodução

O ex-presidente questionou os resultados das políticas econômicas do governo republicano: “A economia está melhor para vocês? Porque certamente está melhor para Trump e a família dele. Para os cidadãos comuns, os custos não diminuíram, aumentaram, graças a essa política tarifária desastrosa”.

Em Newark, Nova Jersey, Obama apresentou a candidata democrata Mikie Sherrill, concorrendo contra o republicano Jack Ciattarelli, apoiado por Trump. “Donald Trump e os republicanos querem que vocês acreditem que a mudança só pode vir de cima”, disse Obama, que recebeu vaias da plateia à menção do republicano e pediu: “Não vaiem. Votem.”

O ex-presidente usou tom irônico ao mencionar o fim de semana do Dia das Bruxas: “Com Trump no poder, é como se todo dia fosse Halloween, só que tudo assustador, sem gostosuras”. Ele também criticou gastos do governo, mencionando pavimentação do Jardim das Rosas e construção de um salão de baile na Casa Branca, avaliados em US$ 300 milhões.

Obama vem atuando de forma mais ativa nas campanhas do Partido Democrata neste ano, após manter perfil discreto desde que deixou a presidência. Nos anúncios televisivos da Califórnia, Nova Jersey e Virgínia, sua participação foi destacada como prova de influência política.

Além das eleições para governador, no dia 4 também ocorrerão votações para cargos na Suprema Corte da Pensilvânia, prefeituras e distritos eleitorais na Califórnia. Em Nova York, Obama manteve contato com o candidato a prefeito Zohran Mamdani, oferecendo-se como conselheiro durante ligação de 30 minutos, a segunda entre eles desde as primárias democratas.